CAPS AD e Comunidades Terapêuticas discutem estratégia de atendimentos para dependentes químicos

0comentário

O coordenador geral do Costa Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Sores Costa, a secretária de Assistência Social de São Luís, Rosângela Bertoldo e mais cinco comunidades terapêuticas, reuniram-se para definir estratégias de atendimentos a dependentes químicos. A reunião que foi realizada, na manhã desta terça-feira (25),  na sede do CAPS-AD, teve como objetivo discutir soluções para o acolhimento da paciente em situação de vulnerabilidade da região do Mercado Central e centro da cidade.

“As comunidades terapêuticas desde 2018 estão inseridas na rede de atendimento da saúde mental e são importantes serviços de caráter espiritual e religioso que abrigam dependentes químicos para tratamento geralmente de 9 meses a um ano. Elas contam com total apoio do CAPS AD quando necessitam de atendimento psiquiátricos, clínicos e exames laboratoriais. Além de toda assistência farmacêutica quando se faz necessário. Considero de extrema importância esta aproximação, pois acredito que quanto mais dispositivos de cuidados para esta população vulnerável, que só aumenta, teremos mais condições de retirada dos mesmos das calçadas e viadutos. Com todos juntos somos mais fortes e mais efetivos a sociedade”, disse o coordenador geral do CAPS AD Estadual, Marcelo Sores Costa.

CAPS AD Estado

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Sem comentário para "CAPS AD e Comunidades Terapêuticas discutem estratégia de atendimentos para dependentes químicos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS