BRK FORMA MAIS DUAS TURMAS DO CURSO DE ENCANADOR

0comentário
Representantes da BRK e do SENAI-MA e alunos comemoram a formatura da sétima turma do Curso Profissionalizante de Encanador, promovido gratuitamente pela BRK para moradores de Ribamar e Paço do Lumiar

Investir em capacitação profissional é cada dia mais necessário, até mesmo para quem quer abrir o seu próprio negócio. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) registrou em 2021 um aumento significativo de matrículas realizadas por empresas do setor industrial para capacitar mão de obra. Só no primeiro semestre do ano passado, o SENAI registrou 1,6 milhão de matrículas em cursos técnicos, de aprendizagem e qualificação.

A BRK entra nesse cenário investindo na geração de emprego e renda para os moradores de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, municípios onde atua no Estado, promovendo o Curso de Encanador, em parceria com o sistema FIEMA/SENAI.

O objetivo do curso profissionalizante é capacitar alunos para a elaboração de projetos de instalações hidrosanitárias, planejamento e orçamento, técnicas de segurança do trabalho visando as normas da ABNT e a relação com a qualidade e o meio ambiente. Para a formação da turma, o Curso de Encanador BRK conta com um processo seletivo, e os pré-requisitos para participação são: Ter concluído o ensino médio, idade mínima de 18 anos e ser morador de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Além disso, é necessário comprovação de domicílio com a entrega de cópias de documentação.

O curso é 100% gratuito e tem carga horária de 160 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, dentre elas, hidráulica, instalação de água, de esgoto e de águas pluviais e instalações de sistemas hidráulicos de combate a incêndio. Ao final, todos os alunos recebem certificados emitidos pelo SENAI.

Segundo Amanda Cardoso, responsável pela área de Projetos Sociais da BRK no Maranhão, “a BRK almeja transformar a vida das pessoas levando o saneamento além do básico, e esse objetivo não estaria completo sem a atuação social da empresa junto às comunidades locais. Buscamos, por meio de nossas ações sociais, fomentar cursos de qualificação profissional como esse, criando condições para o aluno se qualificar, almejar uma futura inserção no mercado e até mesmo investir no empreendedorismo, trabalhando por conta própria. Tudo isso em um cenário econômico extremamente desafiador, em decorrência da pandemia” explica ela.

O Curso de Encanador teve sua primeira turma formada em 2016, quando mais de 1.500 candidatos se inscreveram. Desta vez, em sua sexta e sétima edição, a atividade, que antes acontecia dentro das instalações da BRK, foi realizada no Residencial Terra Livre e no Shopping Pátio Norte, em uma unidade móvel do SENAI.

Maria Rita Alves, líder comunitária do Residencial Terra Livre em São José de Ribamar, comemora: “O curso de Encanador foi de grande importância, não só para mim, mas para a comunidade, porque não é sempre que temos um curso gratuito desse. Nunca entrou uma empresa para oferecer um projeto como esse para a comunidade. Nós só temos a agradecer à BRK”.

Outra novidade para as edições de 2022 é a entrega de um kit profissional para todos os formandos, composto de uma caixa com ferramentas específicas para o trabalho de encanador. O objetivo é estimular a replicabilidade do curso e reforçar o conceito de empreendedorismo.

Além disso a BRK também usa o curso como celeiro de talentos para suas contratações. Desde a primeira turma, foram mais de 45 alunos do curso contratados pela empresa.

As mulheres também fizeram boas participações nas edições do curso. Sintia Moraes, aluna da turma do Curso no Pátio Norte, declara: “Tenho muito orgulho em ter participado da 7ª turma do Curso de Encanador BRK em parceria com o SENAI. Expresso meu sincero agradecimento e reconhecimento pela iniciativa da BRK que, em compromisso com a comunidade, nos ofertou esse curso, transformando não somente nossas vidas, mas visando a preparação dos alunos e a profissionalização e do mercado de trabalho local”.

Sem comentário para "BRK FORMA MAIS DUAS TURMAS DO CURSO DE ENCANADOR"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS