Cereais: o bem-estar atrelado ao alimento que está nas raízes culturais e econômicas do Brasil

0comentário

Nutricionista explica o ganho em nutrientes e as variações que os cereais trazem às mesas

Os cereais são uma base importante da cultura do país, pois movimenta a economia através das produções e exportações (segundo a Embrapa, o Brasil é o maior exportador de milho do mundo), tem sua grande parcela atrelada à produção industrial, além de serem marcas registradas nas mesas familiares – é comum ver sempre o arroz, trigo, milho, aveia, entre outros, fazendo parte da refeição dos brasileiros, gerando bem-estar para milhares de famílias.

A nutricionista e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís, Lilian Cavalcante, explica o ganho em saúde que os cereais podem gerar. “Os cereais são alimentos que fazem parte da base da alimentação do brasileiro. Além de ajudar na produção de energia para realizar nossas tarefas diárias, são fontes de minerais, vitaminas e fibras que melhoram a forma como nosso organismo metaboliza os alimentos”.

Uma dica importante é ter atenção ao consumo, pois às vezes o acompanhamento na hora do acréscimo do prato pode gerar uma harmonização pró-saúde ou que anula os benefícios e nutrientes dos cereais. “É importante consumir esses alimentos o mais natural possível, com outros que tenham o preparo simples; quanto mais natural e sem adição de alimentos industrializados, melhor. Outro detalhe essencial é aproveitar a época que esses alimentos são produzidos”.

Saúde, tradição e praticidade

Lilian mostra alguns exemplos de pratos e variedades da vasta culinária brasileira, com o uso de alguns cereais, que além de nutritivos, são uma delícia.

O arroz, por exemplo, pode ser consumido de forma integral, branco, simples ou com alguma proteína animal (como a carne, inclusa no famoso baião de dois), com vegetais, entre outros. Já o trigo é uma tradição e fornece uma ampla forma de preparo, como massas de bolos, pães, entre outros.

“A alimentação, para além da nutrição do corpo, precisa ser realizada de forma afetuosa. O bolo com café da avó sempre terá seu valor na vida das pessoas”, comenta a nutricionista sobre o sentimento de afeto e carinho que uma boa refeição gerada por cereais pode causar.

Sem comentário para "Cereais: o bem-estar atrelado ao alimento que está nas raízes culturais e econômicas do Brasil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS