Primeira turma da Escola de Eletricistas, da Equatorial Maranhão, inicia as aulas em São Luís

0comentário

Capacitação em parceria com o SENAI formará eletricistas para o mercado de trabalho

Aconteceu na unidade SENAI Monte Castelo, a aula inaugural da Escola de Eletricistas, projeto de capacitação gratuita da Equatorial Energia que visa a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica. A Escola de Eletricistas é uma iniciativa da Equatorial, que faz parte do Programa E+ Profissional da Distribuidora e visa preparar pessoas para o mercado de trabalho, promovendo capacitação profissional de qualidade. Para isso, a escola conta com um conteúdo técnico formulado por profissionais especialistas no setor de distribuição de energia elétrica. As inscrições ocorreram nos dias 11 a 12 de maio, com a participação de 200 candidatos. Os 25 alunos participantes foram selecionados por meio de provas realizadas dia 14/05.

Um dos grandes diferenciais da Escola de Eletricistas é o alinhamento do Grupo Equatorial com o Pacto Global, do qual é signatário e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos ODS prioritários do grupo é Educação de qualidade, e assim reafirmamos nosso compromisso em melhorar a vida das pessoas.

O curso gratuito será ministrado pelo SENAI e é voltado para a formação de Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica. Todos os alunos receberão ajuda de custo durante todo o período da capacitação, e a carga horária é de 40h semanais, totalizando 480h do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental. Os alunos também terão habilitação em todas as normas regulamentadoras necessárias para o trabalho com energia elétrica.

Durante a aula inaugural, o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, destacou a ação da distribuidora em promover essa capacitação. “Hoje é um momento histórico para a Equatorial Energia e Senai. Essa é uma iniciativa muito valiosa, que visa gerar emprego e renda por meio dessa formação. A nossa expectativa é formar novos eletricistas e proporcionar a eles conhecimento além da formação técnica. Temos a parte comportamental também que será um diferencial para esses futuros profissionais, e quem sabe eles podem ter a oportunidade de ingressar tão logo no mercado de trabalho. A Escola de Eletricistas é uma ação que faz parte do nosso compromisso junto à ONU com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no qual somos signatários, sendo um deles a educação de qualidade”, destacou Sérvio Túlio.

Na ocasião, os alunos se mostraram muito animados e esperançosos. Nayanna Paula foi a única mulher aprovada para o curso, para ela, isso é um incentivo ainda maior para aproveitar a vaga. “Quando eu soube que seria a única mulher da turma foi uma motivação a mais. Esse é um curso que eu já tinha bastante interesse em fazer e quando fiquei sabendo da oportunidade, não pensei duas vezes e logo me inscrevi. As minhas expectativas são as melhores possíveis, darei o meu melhor e se Deus quiser sairei daqui já encaminhada para o mercado de trabalho”, comentou Nayanna.

Já para o aluno Cláudio Matos, a credibilidade das empresas foi um fator muito importante. “A parceria entre o SENAI e a Equatorial para mim foi decisiva, pois uma empresa que fornece um tipo de serviço essencial junto a uma escola de renome, faz com que eu me sinta ainda mais motivado. Esse curso vai me permitir aprender, colocar em prática os ensinamentos e futuramente me deixar bem capacitado para atender a demanda do mercado de trabalho. Essa é a minha expectativa e acredito que a de todos os meus colegas”, pontuou Cláudio.

Diante disso, o diretor do SENAI, Raimundo Arruda, enfatizou a importância da formação de profissionais capacitados para o mercado maranhense. “A educação é uma ferramenta transformadora que além de abrir portas para mudar as vidas dos estudantes, gera renda e movimenta o mercado do Maranhão. A Escola de Eletricistas veio para mostrar que juntos podemos fazer muito mais pela capacitação profissional do nosso estado”, destacou Raimundo.

Sobre o curso                                                                                       

Além de todo o conhecimento técnico necessário para a capacitação profissional, o programa também contempla cursos comportamentais que tem como principal objetivo apoiar as pessoas no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e de estruturação do Projeto de Vida por meio da carreira na área de energia elétrica. No dia a dia, os profissionais eletricistas precisam se deslocar para atendimento das solicitações de serviços, para isso, a Escola de Eletricistas também terá aulas de direção defensiva e condução de veículos com tração 4×4. Desta forma, amplia as oportunidades de empregabilidade.

Sem comentário para "Primeira turma da Escola de Eletricistas, da Equatorial Maranhão, inicia as aulas em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS