Herói ou vilão: um olhar atento com o uso do ar condicionado durante o verão

0comentário

Prevenção de um desencadeamento de problemas respiratórios também está na manutenção regular dos aparelhos climatizadores 

Férias e verão é considerada a melhor união, entre temporada e estação. O calor já está na rotina dos brasileiros e os aparelhos de ar condicionado também. De sol em sol, de ar em ar, e pelo atropelo da vida você deixa de se perguntar: o que isso de fato pode causar? 

A “rinite” de sempre, o “espirro” constante, aquela “sinusite” que insiste em ficar, e a asma que nunca melhora. Costumes que não devem se repetir e são questionáveis. O Dr. Walter Netto, pneumologista do Sistema Hapvida responde algumas das perguntas e explica que, “dispositivos como ar condicionados e ventiladores são amplamente utilizados no nosso cotidiano, e não poderia ser diferente em razão do nosso clima, visando o nosso melhor conforto, porém, sim, por serem fortes acumuladores de poeira podendo vir a desencadear problemas respiratórios como rinite e como a exacerbação de asma, facilitando ainda a infecção por vírus, bactérias e fungos quando não higienizados”, esclarece.

O mocinho é anti-herói? 

Visando a inversão de papéis, uma busca por informações sobre a manutenção destes aparelhos, o médico especialista alerta para os dois tipos de higienização e o seu prazo de regularidade, sendo o mais básico – feito pelo próprio usuário – de 15 em 15 dias, dependendo dos níveis de circulação do ambiente e das condições de limpeza. E o mais complexo, realizado por um especialista numa frequência mínima a cada 6 meses.

O olhar mais atento das regiões de maior umidade é manter os dispositivos de ar condicionado com a manutenção em dia, mas em caso de regiões mais secas, foi observado que o uso de umidificadores de ar são um aliado necessário. “Tendo em vista que os aparelhos agem reduzindo a umidade do ambiente e, logo, sendo extremamente prejudiciais tanto para crianças quanto para qualquer indivíduo que tenha as vias aéreas mais sensíveis, sobretudo portadores de doenças respiratórias crônicas ou portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica. 

E então é o fim da era do ar condicionado? A resposta é clara: “Não é que você não deva utilizar os dispositivos, você deve sim! Mas deve se atentar para deixar a manutenção em dia”, finaliza o pneumologista, Walter Netto.–

Sem comentário para "Herói ou vilão: um olhar atento com o uso do ar condicionado durante o verão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS