Caravana para Elas no Maranhão atende mais 2400 pessoas priorizando empreendedorismo feminino

1comentário

Marco no atendimento à mulher empreendedora no Maranhão, a 11ª edição da Caravana para Elas, abriu horizontes para mulheres de baixa renda, levando com informações sobre empreendedorismo, acesso a crédito e ações de saúde.

Grávida, já na reta final da gestação, a pedagoga e professora Jéssica Kalyne, empreende no ramo da venda de produtos de beleza, agregando valor ao negócio com a oferta de consultorias para aplicação dos produtos. Adepta da ideia de que conhecimento nunca é demais, Jéssica foi uma das 2400 pessoas atendidas na 11ª edição do Caravana para Elas, realizada em São Luís, no último sábado, no Centro de Convenções e Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Como Jéssica, também estiveram no evento em busca de conhecimento, integração e troca de experiências, mulheres como a auxiliar de cozinha, Lidiane Pereira, a costureira Maria da Costa Aguiar, Samira Araújo Fernandes, a proprietária da Ilha Bella SLZ, que vende acessórios e maquiagem. Todas elas, mulheres que se enquadram no perfil atendido pela Caravana, sem ocupação formal ou que exerçam atividades produtivas geradoras de renda autônoma, ou ainda as beneficiárias de programas de transferência de renda como o Auxílio Brasil, vindas dos  municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Bacabeira. 

Muito mais do que o alcance desses objetivos, o dia foi de celebrar a mulher que empreende, ajudando-a a encontrar caminhos de melhorias  em suas atividades produtivas, ao assegurar às participantes, amplo conjunto de informações sobre empreendedorismo, acesso ao crédito à educação financeira, além de atendimento na área de saúde e subsídios, através de mini cursos, oficinas e palestras, com orientações para montagem de um próprio negócio, além do autocuidado, valorização e incentivo ao protagonismo feminino como gerador de transformação e de destinos.    

Executada em nível nacional pelo Sebrae, no Maranhão, a Caravana contou com parceiros estaduais, que se uniram para concretizar a iniciativa do Governo Federal – por meio do Ministério da Economia e apoio dos Ministérios da Cidadania e da Mulher, Família  e Direitos Humanos. No total, foram 38 ações de capacitação oferecidas em 10 espaços de atendimentos organizados pelos  parceiros (Senai, SESC, BNB, BB, CEF, SEST/Senat, Senar, Sesi e o próprio Sebrae). Participaram do evento, caravanas vindas de Paço do Lumiar, Bacabeira, São José de Ribamar, São Luís e Grande Ilha.

Uma ampla programação de cursos e oficinas gratuitos somou-se a um circuito de palestras, orientações sobre crédito pelos bancos oficiais e de cursos de capacitação em áreas como alimentação, construção civil, informática, beleza e bem-estar, além de orientações de saúde – em áreas de clínica geral, oftalmologia e odontologia. Para contemplar mães que não tinham com quem deixar seus filhos para estarem no evento, foram montados, ainda, espaços de atendimento a crianças, na carreta da Biblioteca Sesc e no Espaço Kids, montado no Centro Pedagógico Paulo Freire, com atividades lúdicas para os pequeninos durante todo o dia. Também destaque para uma Feira de Negócios, com produtos e serviços diversificados, ofertados pelas participantes.

No Brasil, a Caravana para Elas já atendeu mais 15 mil mulheres, segundo informações da coordenadora de Empreendedorismo Feminino do Ministério da Economia e representante do órgão, Natália Braga, que ressaltou a força da mulher  que empreende. “O empreendedorismo transforma o mundo, abre portas e muda destinos. É preciso que as mulheres se capacitem e busquem conhecimento, porque, mais do que nunca, educação faz a diferença”, disse ela. “Orgulhem-se de si mesmas e continuem acreditando que juntas, com suas boas iniciativas, a mulher pode mudar o mundo”, acrescentou ela, saudando as mulheres presentes.

Estimuladas pelo sentimento de valorização, as participantes saudaram a iniciativa, entusiasmadas. “Assisti palestras sobre empreendedorismo e fiz uns cursos na área de alimentação, como o de Preparação de Caldos, que pode abrir portas no futuro para eu planejar e  iniciar um negócio próprio”, afirmou a auxiliar de cozinha, Lidiane Pereira. “Além de eu ter conhecido pessoas diferentes e de me capacitar, tive a oportunidade de fazer excelentes vendas, que vão ajudar a pagar algumas contas do mês”, celebrou a costureira Maria da Costa Aguiar.

“Foi maravilhoso participar desse evento, que empoderou as mulheres e mostrou o quanto todas nós podemos ir além, buscando capacitação, informação e  formalizando nossos negócios”, recomendou Samira Fernandes, da Ilha Bella SLZ.  “O curso trouxe uma oportunidade interessante para que eu possa me aprimorar e, daqui a algum tempo, abrir um negócio próprio e, quem sabe, ser uma empreendedora nessa área de drinks”, planejou, ao final, Maria Antônia dos Santos, dona de casa que participou da Oficina de Elaboração de Coquetéis, na Carreta Escola Senac.

1 comentário para "Caravana para Elas no Maranhão atende mais 2400 pessoas priorizando empreendedorismo feminino"


  1. Caravana para Elas no Maranhão atende mais 2400 pessoas priorizando empreendedorismo feminino – Márcio Henrique – Blog o Estado – Te ajudo a emagrecer e ter a sua autoestima de volta!

    […] source […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS