CAPS AD Estado promove o dia D do Setembro Amarelo

0comentário

Hoje, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) promoveu o dia D do Setembro Amarelo, mês alusivo a prevenção a depressão e ao suicídio, na sede da entidade, na Rua Conde D’Eu, s/n, no Monte Castelo.Durante o evento foram ofertados diversos serviços em saúde, atividade física e exposição de materiais feitos por pacientes em tratamento no CAPS AD – Estado.

“Nossa equipe além de várias atividades voltadas para qualidade de vida e saúde física e mental, trouxeram o apoio espiritual da Igreja Católica por meio do diácono Fábio, que pôde ajudar a fortalecer nossos espíritos na prevenção ao suicídio. A religiosidade e a espiritualidade têm papel fundamental em qualquer enfrentamento de problemas e é preciso sempre estarmos próximos de Deus,pois a saúde em sua definição é o completo bem estar físico mental e espiritual.Digam sim a vida e não ao suicídio e as violências autoinfligidas”, disse o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Sem comentário para "CAPS AD Estado promove o dia D do Setembro Amarelo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS