Lençóis Jazz & Blues Festival chega a sua décima quarta edição com grandes shows e oficinas gratuitas dentro dos Circuitos: Barreirinhas e São Luís

0comentário

Responsável por emplacar o Maranhão na rota dos grandes festivais do país, o Lençóis Jazz & Blues Festival chega a sua décima quarta edição ampliando os espaços para que mais pessoas possam despertar o interesse pela boa música.

Nesta edição, a programação, totalmente gratuita e aberta ao público, será dividida em dois circuitos Barreirinhas e São Luís, e começa com shows e oficinas nesta sexta-feira, dia 07 de outubro, e dia 08, sábado, na cidade porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Segue para São Luís, já iniciando as oficinas na segunda-feira, 10, até quinta-feira, 13, ministradas na Escola de Música do Estado do Maranhão, das 16h às 18h, para alunos ouvintes e masters. Os shows do Circuito São Luís irão acontecer na Concha Acústica Reynaldo Faray – Lagoa, sexta-feira e sábado, dias 14 e 15 de outubro.

A iniciativa tem entre os propósitos oportunizar valiosas trocas de experiências também entre os artistas, juntando no mesmo palco talentosas expressões locais e nomes nacionais já projetados na história da música brasileira e instrumental.

E entre os destaques nacionais, o Lençóis Festival recebe pela primeira vez em Barreirinhas, o grupo MPB 4, formado por Aquiles Reis (voz), Miltinho (voz e violão), Dalmo Medeiros (voz e viola) e Paulo Malaguti Pauleira (voz e teclado).

Na ocasião, o grupo vocal vai apresentar todos os clássicos como “Amigo é pra essas coisas” (Aldir Blanc / Silvio Silva Junior), “Roda viva” (Chico Buarque), “A lua” (Renato Rocha) e “Vira virou” (Kleiton Ramil). E ainda traz novidades no repertório com interpretações de “Beco do Mota” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Samba do avião” (Tom Jobim), “Regra três” e “O Bem Amado” (Toquinho e Vinicius de Moraes).

Outro destaque é Paulinho Moska, que fará o encerramento do Lençóis Festival no sábado, dia 15. Ele vai apresentar o show “Paulinho Moska: Os Violões Fênix do Museu Nacional” que começa com a exibição dos primeiros 15 minutos do documentário  “Fênix, o Voo de Davi”, produzido e exibido pela Globo News, seguido de um repertório composto por grandes sucessos de sua carreira como Tudo Novo de Novo, A Seta e o Alvo, Pensando em Você, A Idade do Céu, Lágrimas de Diamantes, Último Dia, Muito Pouco, além de uma música inédita do mestre Pixinguinha que ganhou letra escrita recentemente por Moska: “A Dor Traz o Presente” (Pixinguinha/Moska). Na verdade, é um momento de celebração pois Moska realiza o show tocando os violões que são uma terceira vida das madeiras oriundas do rescaldo no incêndio no Museu Nacional (RJ), em 2019, que um dia foram árvores, e que agora tornaram-se instrumentos de música e poesia.

A realização do Lençóis Jazz & Blues Festivalé da Tutuca Viana Produções e FUNARTE, com patrocínio do Governo do Estado, Equatorial Energia através da Lei Estadual de Cultura. Apoio da Prefeitura de Barreirinhas, SEBRAE e Sistema FIEMA. E apoios culturais da Hotel Pousada do Buriti, Fazendinha, Pousada do Murici, Solar das Gaivotas, Pousada da Areia, Pousada Paraíso dos Lençóis, Pousada das Águias, Pousada do Rancho, Pousada do Rio, Pousada Lins, Orla Náutica Pousada e Rio Poty Hotel.

“Será uma edição memorável. A programação está bem caprichada. Temos grandes parceiros e a estrutura foi muito bem pensada para que o público seja bem recebido e tenha ótimas sensações ao assistir shows incríveis”, acentua Tutuca Viana, idealizador e coordenador geral do Festival.

Confira a programação completa:

14º LENÇÓIS JAZZ & BLUES FESTIVAL

DIAS 07 e 08 DE OUTUBRO – CIRCUITO BARREIRINHAS

07/10 – Sexta-feira – Praça da Matriz

20h15 – Andrezinho Quarteto (MA)

21h30 – Roberta Valente e Alexandre Ribeiro convidam Cleber Silveira e Zé Barbeiro (SP)

22h30h – Otília Ribeiro & Banda (MA)

00h – Jam Session no Coreto

08/10 – Sábado – Praça da Matriz

20h30 – Thales do Vale e Quarteto (MA)

21h30h – MPB 4 (RJ)

23h00 – Felipe Cazaux (CE)

00h – Jam Session no Coreto

Oficinas

Direcionadas aos alunos do Projeto Sopro Mágico, e demais crianças e jovens da comunidade. Das 9h às 11h no Salão Paroquial, Praça da Matriz.

·      07/10 – O Choro e seus instrumentos – Roberta Valente, Cleber Silveira, Alexandre Ribeiro e Zé Barbeiro.

·      08/10 – O Acordeon na música instrumental – Andrezinho.


· DIAS 14 e 15 DE OUTUBRO – CIRCUITO SÃO LUÍS

14/10 – Sexta-feira – Concha Acústica Reynaldo Faray – Lagoa
20h15h – Roberta Valente e Alexandre Ribeiro (SP)
21h30 – Projeto Tânia Maria (SP)

15/10 – Sábado – Concha Acústica Reynaldo Faray – Lagoa
20h15 – Gilson Peranzzetta e Nelson Faria (RJ)
21h30 – Paulinho Moska (RJ)

*Dias 14 e 15, discotecagem com Jorge Choairy (MA)

Oficinas – Em São Luís (MA), as oficinas acontecem na Escola de Música do Estado do Maranhão, de 10 a 13 de outubro, 16h às 18h, para alunos ouvintes e masters.
Na categoria alunos ouvintes podem se inscrever estudantes de qualquer instrumento. Porém, as vagas para os alunos masters serão, exclusivamente, para estudantes dos instrumentos: violão popular de 6 e 7 cordas, bandolim, cavaquinho, pandeiro, instrumentos de sopro e acordeon.
* Alguns alunos master da oficina irão participar do show: “Roberta Valente e Alexandre Ribeiro convidam Cleber Silveira e Zé Barbeiro (SP)” no dia 14 de outubro, na Concha Acústica da Lagoa.
As inscrições podem ser feitas até 08 de outubro, via link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSej0V4ifdlxfxHp_E97f8eNddup1Rho6FPpncnGI9rGSYBp9A/viewform. Serão 60 vagas.
• 10/10, segunda-feira – Oficina de linguagem e interpretação do Choro para instrumentos solistas, com Alexandre Ribeiro.
 11/10, terça-feira – Melodia, ritmo e harmonia no choro e na música brasileira, com Zé Barbeiro (violão de 7 cordas), Roberta Valente (Pandeiro) e Cleber Silveira (acordeon).
• 12 e 13/10, quarta e quinta-feira – Prática de conjunto de Choro, com Alexandre Ribeiro, Roberta Valente, Cleber Silveira e Zé Barbeiro.

SERVIÇO:

14º LENÇÓIS JAZZ & BLUES FESTIVAL

CIRCUITO BARREIRINHAS – DIAS 07 E 08 DE OUTUBRO DE 2022.

SHOWS A PARTIR DE 19H30, NA PRAÇA DA MATRIZ.

CIRCUITO SÃO LUÍS – DIAS 14 E 15 DE OUTUBRO DE 2022.

SHOWS A PARTIR DE 19H30, NA CONCHA ACÚSTICA REYNALDO FARAY – LAGOA.

MAIS INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA: @LENCOISFESTIVAL.

REALIZAÇÃO: TUTUCA VIANA PRODUÇÕES E FUNARTE.

Sem comentário para "Lençóis Jazz & Blues Festival chega a sua décima quarta edição com grandes shows e oficinas gratuitas dentro dos Circuitos: Barreirinhas e São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS