Os benefícios da água com limão para o corpo

0comentário

Que o limão é um alimento rico em nutrientes, todos nós sabemos. Seja numa limonada ou para temperar uma salada, é ideal para compor a alimentação diária. Muitas pessoas têm adquirido o hábito de tomar água com limão visando efeitos vantajosos à saúde. Afinal, essa frutinha é dona de uma lista imensa de benefícios como a melhoria do sistema imunológico, combate aos parasitas intestinais e a prevenção da gripe.

A nutricionista e preceptora de estágio do curso de nutrição da Estácio São Luís, Fernanda Gonçalves, enumera mais motivos para incluir esse fruto na alimentação. “As vitaminas e compostos bioativos presentes no limão proporcionam inúmeros benefícios à saúde humana, estando associados à redução do risco de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas devido a seus constituintes. A vitamina C presente neste alimento é uma das mais importantes para a saúde humana, conhecida por sua alta atividade antioxidante. Sua ingestão através da dieta é de grande importância, pois reforça a imunidade, evita a anemia por melhora da absorção de ferro, retarda o envelhecimento da pele, dentre outros benefícios”.

Fernanda orienta que o limão seja consumido diariamente, mas sem exagerar na dose. É indicado aliar esse consumo a uma alimentação equilibrada. “Embora o limão não seja contraindicado para desordens estomacais, existem pessoas que sentem desconforto após sua ingestão. Neste caso, o indivíduo deve diminuir ou excluir a ingestão até que os sintomas desapareçam”, alerta. 

Saiba mais

O limão é uma fruta e pode ser encontrado sob diversas espécies. Assim como a polpa do alimento, a casca, que geralmente é desperdiçada, tem alto valor nutricional. “É possível aproveitar as cascas deste alimento para fazer preparações de sucos, bolos, biscoitos e chás. Além disso, o limão pode ser utilizado para odorizar ambientes”, finaliza Fernanda.

Para aproveitar ainda mais os benefícios dessa fruta tão completa, confira a receita abaixo. Depois de pronta, é só se deliciar. A limonada suíça é uma bebida super refrescante para amenizar o calor e que pode ser consumida o ano inteiro.

LIMONADA SUÍÇA

Ingredientes

  • 3 limões
  • 5 xícaras de chá de água gelada
  • 1 xícara de chá de açúcar ou adoçante à gosto
  • ⅓ xícara de chá de leite condensado (opcional)
  • Pedras de gelo a gosto.

Modo de preparo

Lave os limões para remover a sujeira. Em seguida, corte eles em ⅛ ou em fatias finas. Coloque-os no liquidificador com água gelada, açúcar e cubos de gelo. Misture rapidamente (pulse por cerca de 5 a 7 vezes). Se misturar por mais tempo, sua limonada ficará amarga. Despeje a mistura em uma peneira fina e pressione a polpa de limão suavemente para liberar o suco extra. Jogue fora a polpa e a pele.

Sirva a limonada suíça em uma jarra com bastante gelo e rodelas de limão. Se desejar, acrescente o leite condensado para torná-la mais doce e cremosa.

Sem comentário para "Os benefícios da água com limão para o corpo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS