Nove mentiras e verdades sobre o câncer de mama

0comentário

Especialista ajuda a desmistificar diversas questões sobre o tema

O câncer de mama e os exames de mamografia ainda são cercados de desinformação. Tantos tabus atrapalham na hora da prevenção, no diagnóstico e consequentemente no tratamento. 

Em tempo de Outubro Rosa e conscientização sobre a doença, a médica de Família e Comunidade e professora do Instituto de Educação Médica de Açailândia (Idomed Fameac), Carla Lopes, desmistifica alguns desses tabus tão presentes no imaginário das pessoas. É mito ou verdade? Confira abaixo.

1.  O câncer de mama tem cura.

Verdade. O câncer de mama pode ser curado com tratamento adequado, sendo que essa chance aumenta quando descoberto em fases iniciais. Por isso, é importante estar atento aos sintomas e fazer os exames periódicos para rastrear a doença.

2. Quem faz o autoexame não precisa de mamografia.

Mentira. A mamografia é considerada o melhor exame para a investigação de alterações na mama. O exame pode detectar, por exemplo, nódulos pequenos e em fases iniciais, que muitas vezes não são encontrados no autoexame. Por isso, indica-se a mamografia para todas as mulheres a partir dos 50 anos de idade. O exame deve ser repetido a cada dois anos. 

3. Todo caroço no seio é câncer de mama.

Mentira. Os caroços ou nódulos podem ser alterações benignas no corpo, sendo inclusive comuns em mulheres jovens.

4. Mulheres mais velhas têm mais chance de desenvolver o câncer de mama.

Verdade. A partir dos 50 anos de idade, aumenta a chance de desenvolver o câncer de mama.

5. Usar sutiã apertado causa câncer de mama.

Mentira. Não existe nenhuma comprovação científica de que haja uma relação entre o sutiã e o desenvolvimento de câncer de mama.

6. Amamentar protege do câncer de mama.

Verdade. A amamentação é um fator de proteção. Amamentar por pelo menos dois anos diminui em 10% a chance de desenvolver câncer de mama. Isso se justifica porque a amamentação reduz a exposição a hormônios que aumentam o risco de câncer e elimina células mamárias com mutações.

7. Atividades físicas ajudam prevenir o câncer de mama.

Verdade. A atividade física, aliada a outros hábitos de vida saudáveis como alimentação balanceada, ingestão adequada de água, práticas de lazer, manutenção de peso adequado, evitar tabagismo e excesso de álcool reduzem em 28% a chance do desenvolvimento da doença.

8. O câncer de mama pode ser causado por uma pancada nos seios.

Mentira. O trauma não aumenta o risco de incidência de câncer.

9. O câncer de mama só afeta quem tem histórico familiar.

Mentira. O câncer de mama está relacionado com causas hormonais, ambientais, comportamentais e genéticas. Porém, quem já tem casos de câncer na família tem uma chance maior de desenvolver a doença – mas isso não significa que quem não tem esse histórico esteja imune. É sempre importante procurar assistência médica, para que seja indicado o acompanhamento por exames a partir da idade adequada.

Sem comentário para "Nove mentiras e verdades sobre o câncer de mama"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS