Posse do Min. Reynaldo da Fonseca na Academia Maranhense de Letras Jurídicas na Cadeira de Número 24

1comentário
O empossando Reynaldo da Fonseca sendo conduzido à mesa pelos confrades Luís Augusto Guterres Filho e Alberto Tavares

O Salão “Casa de Portugal” no Convento das Mercês ficou lotado na solenidade promovida pela AMLJ / Academia Maranhense de Letras Jurídicas (Casa “Clodomir Cardoso”) para a recepção, diplomação e posse de seu mais novo Acadêmico, o Ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca; que passou a ocupar a cadeira de N.24, patroneada por Bento Moreira Lima e cujo último ocupante foi o Des. Arthur Almada Lima Filho, homenageado in memoriam.

Fundada em 22 de fevereiro de 1986, a AMLJ é filiada à Academia Brasileira de Letras Jurídicas. E com a posse do acadêmico Reynaldo Soares da Fonseca passou a contar com 38 membros. Ao abrir a solenidade o Pres. da AMLJ Júlio Moreira Gomes Filho fez questão de homenagear a memória do último ocupante da Cadeira 24, o Des. Arthur Almada Lima Filho, intelectual caxiense que dedicou sua vida à magistratura assim como à educação e que teve relevante atuação na AMLJ.

Acadêmico Sérgio Tamer; Procuradora de Justiça do Estado Regina Maria Costa Leite; Procurador de Justiça do Mun. Bruno Duailibe representando o Prefeito Eduardo Braide; Pres. da AMLJ Júlio Filho; Sec. Sebastião Madeira representando o Gov. Carlos Brandão; Pres. TJMA Des. Paulo Velten; Pres. OAB-MA Kaio Saraiva e Reynaldo da Fonseca na mesa de autoridades

Em seguida, o Ministro Reynaldo Soares da Fonseca foi conduzido à mesa solenemente pelos Acadêmicos Luís Augusto Guterres e Des. Alberto Tavares; e diplomado pelo trio de confrades Elimar e José Antônio Almeida e Silva e Ana Luiza Ferro, tendo o Primeiro Secretário Geral Sérgio Tamer como Secretário Geral da mesa solene.

Em seu discurso de posse, Reynaldo da Fonseca revisitou a história de seus familiares, e de todos aqueles ilustres magistrados e professores com os quais trabalhou nesses 40 anos de vida pública, agradecendo a cada um pela contribuição em sua jornada; assim como aos pais Durval e Maria Thereza (in memoriam),  irmãos, à esposa Luziana e aos filhos Leonardo, Rafael e Gabriel, noras e a neta Maria Clara.

O novo Acadêmico que foi diplomado pelos confrades José Antônio e Elimar Almeida e Silva e Ana Luiza Ferro

Reynaldo fez questão de frisar que “ser membro da AMLJ significa, antes de tudo, resgatar a cultura jurídica maranhense, o humanismo, a literatura da Athenas Brasileira e o Estado Democrático de Direito. E essa Academia é a guardiã suprema da memória e da cultura jurídica do Estado do Maranhão. Chego à Casa “Clodomir Cardoso” com uma responsabilidade enorme de ocupar a cadeira 24, tendo como patrono o inesquecível Des. Bento Moreira Lima que foi um exemplo de integridade e bondade, assim como meu antecessor, o saudoso e também querido Des. Arthur Almada Lima Filho. Eles desbravaram caminhos e iluminaram a Justiça no Maranhão. Agora espero dar a esta Casa a minha contribuição à reflexão sobre o Humanismo e a Democracia Fraternal” declarou o empossado.     

Reynaldo da Fonseca em seguida foi saudado pelo Acadêmico Roberto Carvalho Veloso, que entre outras curiosidades sobre o homenageado, fez questão de ressaltar a descendência de Reynaldo, de ilustres intelectuais maranhenses; assim como a influência do seu bisavô, Dr. Luiz Alfredo Guterres, considerado “o médico dos pobres” imprimindo fortes traço de fraternidade à personalidade do jurista. Além da magistratura, o novo Acadêmico tem um currículo dedicado à academia e à literatura, sendo autor de diversos livros e artigos científicos. Um dos temas de maior destaque em seus estudos acadêmicos é o princípio jurídico da fraternidade. E como concluiu Roberto Veloso “ nada mais justo que no Tribunal da Cidadania que é o STJ termos Reynaldo, o Ministro da Fraternidade. E agora membro ilustre da nossa confraria na AMLJ”.

O Pres. Júlio Filho e o empossado Reynaldo da Fonseca entre Acadêmicos da AMLJ reunidos na solenidade de posse

SOBRE O NOVO ACADÊMICO

Ministro do STJ desde 2015 com elogiada atuação e alta produtividade, Reynaldo Soares da Fonseca possui 30 anos de magistratura e 40 anos de serviço público. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); é Mestre em Direito Público pela PUC/SP; Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de São Paulo / FADISP com pesquisa realizada na Universidade de Siena (Itália) e Pós- Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra Portugal.

Além da magistratura, Reynaldo Soares da Fonseca tem um currículo dedicado à academia e à literatura, sendo autor de diversos livros e artigos científicos. Um dos temas de maior destaque em seus estudos acadêmicos é o princípio jurídico da fraternidade.

O Acadêmico Roberto Veloso que fez o discurso de saudação ao Min. Reynaldo da Fonseca

1 comentário para "Posse do Min. Reynaldo da Fonseca na Academia Maranhense de Letras Jurídicas na Cadeira de Número 24"


  1. SERGIO VICTOR TAMER

    Excelente solenidade muito bem retratada na reportagem. Parabéns!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS