“Virose da mosca”: o que é, como evitar e tratar?

0comentário

Conheça a Doença Diarreica Aguda, enfermidade que ataca o trato gastrointestinal e pode gerar desidratação 

Xô, mosca! Ao ouvir o termo popular “Virose da Mosca”, você pode até achar que se trata de uma nova doença – mas, não. Estamos falando, na verdade, da Doença Diarreica Aguda (DDA), enfermidade que afeta diretamente o trato gastrointestinal. Essa doença é bastante comum no período de chuvas, em que o fluxo de insetos e, por consequência, o transporte de microrganismos aumenta nos ambientes.

Por mais que o nome da doença faça da mosca a grande vilã, os insetos não são a única via de contaminação, A virose pode ser adquirida através do contato com água ou solo contaminados. As mãos são a principal via de entrada dos microorganismos causadores da Doença Diarreica Aguda.

Quais os sintomas?

A médica infectologista e professora do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Silvia Fonseca, comenta que os principais sintomas da doença são vômitos, diarréias, febre e, nos casos mais graves, desidratação.

A especialista ressalta, ainda, que as crianças são especialmente suscetíveis às formas graves da enfermidade. Ela ensina a identificar os sinais de desidratação. “A criança costuma ficar mais irritada, o olho fica fundo, a boca seca e diminui a quantidade de diurese”. Pele seca, tontura e dor de cabeça são outros sinais de atenção.

Caso seja identificada a desidratação gerada pela DDA, a professora do IDOMED indica aumentar a ingestão de água e consumir também o soro caseiro. Além disso, é importante levar o paciente ao pronto atendimento para o tratamento imediato desse quadro clínico.

Como prevenir?

Algumas medidas preventivas podem ser essenciais para evitar a doença. A infectologista alerta para o cuidado com a exposição das pessoas aos microrganismos danosos.

“Ingerir apenas água tratada; evitar contato com esgoto e cursos de água contaminados; proteger bem o lixo dos animais e insetos; lavar a mão com frequência, principalmente antes das refeições; cuidar da higiene no preparo das comidas e limpar a casa com frequência para afastar as moscas e baratas, são hábitos que te distanciam da doença”, enumera Silvia.

Sem comentário para "“Virose da mosca”: o que é, como evitar e tratar?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS