Dia da água: Entenda os benefícios para o organismo

0comentário

Especialista ensina a calcular a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente

Dor de cabeça, boca seca, sensação de pele ressecada? Esses podem ser alguns sinais de que você não está se hidratando o suficiente. No corpo humano, a água é fundamental para desintoxicar o organismo, regular a temperatura e ainda facilitar a absorção dos nutrientes. Além de repensar o uso consciente desse líquido, que tal aproveitar o Dia Mundial da Água para refletir sobre a importância desse consumo para a sua saúde?

A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís, Monique Nogueira, explica que a hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. “Cansaço, perda da concentração e dor de cabeça são alguns sinais que não relacionamos com o baixo consumo de água, mas que podem sim indicar desidratação. São sintomas aos quais devemos estar atentos”, reforça a especialista. 

QUANTIDADE

Para incluir na rotina o bom hábito da ingestão de água, é essencial conhecer a quantidade adequada para o dia a dia. A coordenadora conta que essa recomendação varia de pessoa para pessoa e é preciso considerar o peso e até mesmo a quantidade de calorias ingeridas por dia. “Você pode conhecer a sua recomendação hídrica por um simples cálculo: é preciso consumir 35 ml por quilo de peso. Se pesar 50kg, por exemplo, basta multiplicar esse valor por 35. Então, as pessoas que pesam mais precisam beber uma maior quantidade de água, se comparadas a pessoas menores”, afirma.

Mesmo sabendo que é preciso se hidratar, muitas pessoas acabam esquecendo de beber água. A nutricionista revela dicas valiosas para fazer dessa prática um hábito. “Existem diversos aplicativos gratuitos para celular que funcionam como lembretes. Adotar uma garrafinha individual, que caiba a quantidade correta de consumo por dia, é outra estratégia que pode dar certo na correria do dia a dia”, destaca.

A especialista complementa, reforçando que o controle da água ingerida precisa ser diário. “Ingerir água garante diversos benefícios para o corpo que podem ser rapidamente notados, como a saúde da pele e do cabelo, além de evitar várias doenças e manter o bem estar geral. Por isso, hidrate-se sempre”, finaliza. 

Sem comentário para "Dia da água: Entenda os benefícios para o organismo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS