Templo dos Bares

7comentários

Domingo é dia de ficar sossegado em casa, certo? Errado. Pelo menos se você estiver em Dublin. Ontem (17), fui conhecer o Temple Bar, bairro boêmio à margem do rio Liffey, no centro da cidade, onde tudo acontece. Também, com esse nome… Pubs e mais pubs se estendem pelas ruas – falando neles, foi aqui que este tipo de bar nasceu. E sempre lotado de gente se entregando aos prazeres de uma boa cerveja. Ah, isso aqui é um hábito cultural sagrado. Cerveja é uma paixão nacional.

Como se já não bastassem as semelhanças de Dublin com a minha Ilha (vide o post abaixo), Temple Bar também abriga vários prédios históricos, a maioria dos séculos 17 e 18. A única diferença é que eles souberam transpor essa questão da preservação estética versus reforma e modernização. O bairro tem toda estrutura que os tempos atuais dispõem, mas preserva o charme arquitetônico georgiano. Em geral, possuem fachadas de tijolos à mostra e janelas brancas. Além de Dublin, apenas mais quatro cidades no mundo tem esse tipo de construção: Edimburgo, na Escócia, Bath, Bristol e Londres, na Inglaterra. E antes que alguém diga que nesta região tudo é muito parecido, as comparações só se limitam à estrutura física das cidades. Os irlandeses, e isso eles fazem questão de deixar claro, são bem diferentes dos “primos” próximos. Nada daquela frieza e formalidade dos britânicos. Como diria ai, eles são do balacobaco! temple01.JPGdsc01923.JPGMesmo com chuva, as pessoas não deixam de “bater ponto” em Temple Bar. Detalhe das ruas de pedra, que completa o aspecto retrô e boêmio do bairro.

dsc01903.JPGNo coração de Temple Bar, estive no The Oliver St. John Gogart (foto abaixo), um dos mais tradicionais pubs da cidade, com o mesmo nome do escritor irlandês. Lá, experimentei a famosa cerveja Guinness, produzida em Dublin, que uma das mais apreciadas na Europa. Feita à base de malte irlandês, água de Dublin (não pode ser de outro lugar), lúpulo e levedura, a cerveja tem um sabor, digamos, estranho. Bem diferente da nossa. Particularmente, não gostei muito. Mas não falem para nenhum irish, isso é uma ofensa para eles.  

dsc01918.JPGA fachada do Oliver St. John Gogart. dsc01910.JPGUma estátua do escritor Oliver St. John Gogart enfeita o pub. trio.JPGTemple Bar night’s: Na companhia de Ananda Farias (minha hostess nesta viagem) e Joyce Porto, duas maranhenses que escolheram Dublin para uma temporada de estudos e experiência de vida fora do Brasil, tive uma amostra da vida noturna da capital irlandesa. Fria mesmo só a temperatura, porque a cidade feeerve!

7 comentários para "Templo dos Bares"


  1. Odete

    Meu DEUS…Como é bom viajar!!!! e respirar outra cultura… Aproveite!!! Bjs

  2. MACAU

    Primeiro, fico feliz em saber que a carta deu certo. Segundo, parabéns pelos posts! Estou me sentindo aí com você. E por fim, quero te pedir pra fotografar muitas propagandas, adoro ver como esse povo se comunica. Abraços e aproveite tuuuudo!!!

    RESPOSTA: Macauzinho, a carta foi muitíssimo útil. Eu quero mesmo dividir tudo de bom que estou vivendo aqui com os leitores e sobretudo com os amigos. Mesmo sem saber do seu pedido, o atendi incoscientemente. Posei ao lado de uma propaganda no primeiro post. Pode deixar que tirarei várias fotos.

    abraços

  3. Raquelzinha

    Eita!Não imaginei que essa tua resenha sairia melhor q a encomenda!Tô adorando!
    Um cheiro.

  4. PAULO

    Você merece….que saudades…..Dublin é uma cidade encantadora e ainda melhor quando está acompanhado de belas amigas, Ananda e Joyce. Aproveite para conhecer o que a Europa tem de melhor….Beijos…

  5. Waldir e Lucrécia

    Companheiro Oton!!! Quando estivemos em Buenos Aires no carnaval, também fomos num pub chamado Temple Bar. Não sei se é uma filial ou réplica deste daí. Mas é muito bacana, divertido e um legítimo pub. Imaginamos o quanto estão se divertindo.
    Ah!! Quanto ao comentário de que domingo é dia de descansar… Só em casa… Quando estamos viajando, não podemos nem piscar os olhos, pois o taxímetro está rodando, não para nunca…Rsrsrsrssrs.
    Abraços!!!

    RESPOSTA: Aqui tem um pub com esse nome, mas famoso mesmo é o bairro, que só tem praticamente bares pelas ruas. E nem se preocupem que eu estou aproveitando bastante. Mas seria bom se um certo casal amigo-parceiro-de-baladas estivesse aqui. Saudade de vocês!
    abração

  6. Marina

    Oton,
    Já estou me sentindo aí em Dublin. Seus posts ficaram ótimos!
    Me aguardem!!! Até domingo!
    Bjs

  7. elias moura

    aproveita tua viagem garoto!!
    boa sorte
    estais muito bem acompanhado

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS