Por Dublin…

7comentários

Máquina fotográfica nas mãos, tênis confortável para dar conta de trilhar o máximo possível, agasalho e toda disposição do mundo para desbravar Dublin, essa cidade que, apesar da aparância gélida, é muito mais vibrante do que eu poderia imaginar. O contraste do antigo e do novo na arquitetura (parte que tem me chamado bastante atenção), nos hábitos e costumes dos dubliners e em tudo mais por aqui, é, sem sombra de dúvidas, o que deixa a capital irlandêsa tão charmosa.

No centro da cidade, onde parece que tudo acontece, estive em Stephen’s Green, o parque de 9 hectáres no coração  Southside (lado sul), uma das áreas mais nobres. Em seus arredores estão os melhores hotéis, restaurantes e shoppings de Dublin. Mas nem sempre foi assim. No início – a parque existe desde 1664 -, a área era restrita à plebe. Isso até o presunçoso Conde de Kildare ( 1º cavalheiro da Irlanda, depois tornado Duque de Leinster) resolver erguer uma mansão extravagante no lugar, chamada Kildare House (onde funciona atualmente o parlamento), e pronuciar a frase profética: “para onde eu for, as pessoas farão o mesmo”. jardim1.JPGA entrada principal de Stephen’s Green, na Grafton Street.

 jardim03.JPGO pátio central do parque, que preserva a mesma forma desde 1880. jardim04.JPG

Detalhes do Stephen’s Green: as flores começam a desabrochar, anunciando a primavera gelada de Dublin. jardim05.JPG 

jardim02.JPGO guarda-chuva aqui é tão indispensável quanto casaco.  Chove todos os dias – por isso que Dublin tem os melhores campos de golfe do mundo, a grama sempre fica na medida certa. Mas não é pelos pingos d’água que a cidade deixa de viver.

Ainda pelos arredores do lado sul do Rio Liffey (Southside), fotografei alguns dos prédios característicos da arquitetura local. A maioria segue o estilo Georgiano, que surgiu na cidade a partir do século XVII. Erguidos para servir de residência, os andares tinham conotação de status. Os primeiros andares tinham janelas bem amplas e elaboradas para que as pessoas nas ruas pudessem ver a prosperidade dos donos das casas. Já o último andar, onde ficava a criadagem, não havia essa preocupação. Hoje, estes prédios abrigam empresas e lojas que os reestruturaram completamente, mantendo fiel apenas as fachadas.

 rua001.JPG rua003.JPG moder001.JPGApesar do patrimônio histórico-arquitetônico da cidade ser bastante preservado, há um segmento da arquitetura completamente moderno em Dublin. Embora ele respeite e siga a estética do estilo tradicional das edificações, o georgiano.  moder003.JPGO Centro de Convenções de Dublin, ainda em fase de construção, apresenta um traço característico da arquitetura local, com um toque audacioso e charmoso do design contemporâneo. moder002.JPGFalando em contemporaneidade, está sendo construída um nova ponte para ligar os dois lados de Dublin divididos pelo Rio Liffey. Detalhe: a ponte é em forma de arpa, um dos símbolos da cultura (mística) local. Só para concluir meu registro deste passeio por Dublin, fotos do Café En Seine, um dos endereços mais badalados do Southside. Um lugar com fachada despretenciosa, que esconde um bar charmosíssimo, no melhor estilo “rococó” (ou algo parecido). Diz que a noite de lá é uma das mais bombadas de Dublin. Como passei por lá no fim da tarde, registrei o lugar e fiquei louco para voltar e conferir sua night. cafe003.JPG cafe002.JPG cafe001.JPG Por enquanto, é só. Até o próximo post com mais Dublin!!!

7 comentários para "Por Dublin…"


  1. Clara

    Ai que inveja Otinhooo!!!!!!!!!

  2. Raphael Saldanha de Albuquerque

    Que maravilha! Que cidade linda!Tenho certeza que esses últimos dias tem sido de puro encantamento e magia…rsrsrsrsrs Como é bom respirar novos ares,explorar uma nova cultura,provar novos sabores…Tudo que um bom viajante faz e que você está fazendo e compartilhando conosco através desse blog com fotos muito bonitas e texto altamente informativo! Parabéns de pé!

    Um grande abraço e aproveite muito!

    RESPOSTA: Meu queridíssimo amigo, muito obrigado pelas palavras. Sua opinião é valiosa. Que bom que está gostando. Nem preciso dizer que estou adorando… rsrsrs. Quando voltar, vamos fazer uma reunião de CHEFIA GERAL, para te contar tudo…

    abração

  3. Glenda

    Oii Oton!!!
    Sou irma de Geíza, qndo ela me disse que vc estava em Dublin e tinhas postado algumas fotinhos de lá, nao pude deixar de dá uma passadinha aqui e deixar meu oi!!! Morei em Dublin dois anos( inesquecíveis)…e q delicia rever através de sua fotos, lugares q sempre frequentava… mesmo chovendo e ventando muito a cidade nao perde mesmo seu charme. Realmente nao deixe de ir no Café En Seine meu predileto!!!;). Ahh uma dica…se vc ainda nao tem crie uma conta no facebook.com uma especie de orkut, pra vc continuar mantendo contato com muitos amigos que ainda fará no decorrer dessa maravilhosa experiencia!!!
    Have fun dear!!!
    Beijinhos,
    Glenda.

    RESPOSTA: Glenda, Dublin me surpreendeu. A cidade é muito mais vibrante do que possamos imaginar. Pode deixar, que vou aproveitar tudo. Estou em Barcelona agora, mas volto p lá quarta. bjs
    Ah, manda um beijão p Geíza.

  4. Thynara

    amigo………..
    nao acredito que vc esta em Dublin… que otimo… aproveite cada segundo da sua viagem…
    adorei as fotos…
    beijo

  5. mila

    Que lugar lindo!!! Passa um ar assim meio led zeppelin rsrs . Amei 🙂

  6. rafaela

    Ahhhhhhhhh amei as fotosssssssss!!!
    seu convencido, tá podre de chique!!
    Muitas mais saudades agora…
    SE JOGA

  7. Fernanda Maluf

    Lindooo!!!
    Que tudooo sua viagem na Europa!!!
    Aproveite muitooo!!!
    Me deu uma saudade olhando suas fotos… Como eu já tomei café no Costa… As lojas q sem querem voce fotografou, são uma das minhas prediletas.. River Island e Osais… ahauhauhau… Enjoyyy it all!!!

    Bjo no core…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS