Gaudí e o Güell

1comentário

guel003.jpgNão se pode falar de Barcelona sem mencionar Antoni Gaudí, o dono do traço por trás de seus monumentos mais impressionantes e significativos. Considerado o expoente máximo do modernismo catalão, o arquiteto (Bem, ele foi muito mais que isso. Na verdade, ele foi um artista genial) idealizou lugares que se tornaram pontos turísticos indispensáveis na cidade.

Em minha curta temporada em Barcelona, fui conhecer o Park Güell, na parte superior da cidade, nos arredores da montanha de El Carmel. Para chegar lá, uma subida que mais parece castigo, mas que é totalmente compensada com o cenário e com a vista belíssima que se tem naquele ponto.

No Park Güell, Gaudí viajou no estilo organicista – que inspira-se nas formas orgânicas da naturaza -, para criar formas e volumes totalmente inovadores. Este efeito pode ser visto nas pilastras (que parecem raízes de plantas), nas estruturas e no pátio da Gran Plaça Circular, com o banco coberto de mosaícos coloridos em toda sua volta.

 

 

guel001.jpgPlano geral do pátio da Gran Plaça Circular.

guel005.jpgA fonte-lagarto de mosaíco, estilo inconfundível de Gaudí, na escadaria da entrada do parque.

 guel004.jpg A casa-museu de Gaudí também fica no Park Güell, que foi idealizado para ser um conjunto de casas de catalões de fino-trato, mas que acabou não dando certo porquê a burguêsia da época não apostou na ideia do arquiteto em parceria com o mecenas Eusebi Güell. As 60 vilas que foram estimadas para serem construídas acabaram não sendo feitas. Eles perderam uma vizinhança deslumbrante e a humanidade ganhou mais um Patrimônio Cultural, como foi  declarado o Park Güell pela UNESCO em 1984.

guel002.jpgNão poderia deixar de (auto) registrar minha ida ao Park Güell, um dos lugares mais agradáveis e bonitos de Barcelona. Salve, Gaudí!

1 comentário para "Gaudí e o Güell"


  1. Marcia Soares

    Querido Oton,
    É muito salutar dividir conhecimento, sobretudo quando se conhece lugares q a historia fala por si.
    Vou encaminhar p vc fotografias belas do Sul do Paraná onde estou morando. É uma região linda .
    Bjs

    RESPOSTA: Marcinha querida, quanto tempo! Tenho visto os comentários que você sempre deixa aqui. Poxa, nos abandonou… saudade das festas únicas no teu ap e das nossas conversas sempre divertidas. Você faz falta aqui. Imagino que seja lindo esse seu novo endereço. Manda mesmo fotos. Ah, e brigadão por acompanhar sempre meu blog.
    beijão

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS