Paris e seus clichês

2comentários

Foi bastante difícil conciliar minha viagem com as postagens de Hot.Spot. Queria aproveitar cada instante dos lugares por onde passei e quase não sobrava tempo para vir ao computador, por mais que quisesse dividir com vocês todos os meus passos. Quando estive em Paris, então, foi um sufoco. Tive pouquíssimo tempo, apenas 3 dias para o meu primeiro contato com a capital francesa. E estamos falando da cidade mais deslumbrante e cheia de lugares para conhecer do planeta. Foi tudo muito superficial, apenas uma petit amostra da Cidade Luz. Mas ali, parece que nem todo tempo do mundo é suficiente para desbravar todos os seus encantos. Você sempre vai sair com gostinho de “quero mais”. Paris est irrésistible!

hot002.jpgO primeiro parado do nosso grupo formado pelas já “iniciadas” na cidade, Ananda Farias e Marina Reis, e pelos iniciantes, Joyce Porto e este blogueiro, foi a Torre Eiffel. Nada melhor que começar pelos clichês!

hot004.jpgO monumento erguido em 1889, como parte da Exposição Universal, em homenagem ao centenário da Revolução Francesa, projetado pelo arquiteto Gustave Eiffel (o mesmo que desenhou a armação da Estátua da Liberdade, em Nova York, que, para os desinformados, foi presente da França para os Estados Unidos), inicialmente tinha prazo de validade determinado. Mas seu sucesso foi proporcional a sua dimensão, 320 metros de altura. E a Torre permaneceu lá na Champs-De-Mars, no centro de Paris, se tornando o símbolo mais emblemático da França. Anualmente, 6,9 milhões de visitantes do mundo inteiro sobem no seu alto para contemplar a visão 360º da cidade mais bela que os meus e qualquer olhos já viram.

hot0011.jpgDiante da visão privilegiada de Paris numa tarde ensolarada de primavera, do alto da Torre Eiffel. hot003.jpgSurpresa: Após o passeio na Torre Eiffel, fomos ao Palais de Chaillot, em frente a torre, do outro lado do Rio Sena, e encontramos ocasionalmente o campeão mundial de skate Taig Khris, que já foi namorado da modelo Bianca Klamt e que visitou São Luís várias vezes. O skatista estava aproveitando o dia ensolarado para brincar de patins com os amigos nos jardins do Trocadero. Hot.Spot fez um registro do encontro.champs.jpg

Próxima parada: Champs-Élysées, a avenida mais famosa de Paris, com o Arco do Triunfo ao fundo ( mais um dos monumentos erguidos por Napoleão I, enaltecendo a si próprio e seus feitos). Lá é o endereço de importantes escritórios, lojas, bancos e cafés da cidade. E é também onde fica a sede dos jornais “Le Figaro”, à direita, e “Jours de France”, à esquerda do importante cruzamento de 140 metros de diâmetro. As hot.spotters Marina Reis e Ananda Farias posaram para Hot.Spot em frente ao Arco do Triunfo.

notre001.jpgE ainda tivemos fôlego para, no começo da noite, dar uma passada em frente a Catedral de Notre-Dame, a igreja em estilo gótico do século XI, na praça Parvis, que é outro monumento famoso de Paris. A Catedral foi imortalizada por Victor Hugo através de um de seus maiores romances, “O Notre-Dame-de-Paris”. Muitos de minha geração ouviram falar na Catedral através da versão do livro feita pela Disney para o cinema, com o desenho “O Corcunda de Notre-Dame”, que conta a história de Quasimodo, o corcunda de rosto deformado que vive enclausurado na igreja até descobrir que existe um mundo mais feliz que o seu, fora dos arredores de Notre-Dame.Falando em Disney, não resisti que estava próximo da Disneyland Resort Paris (ou, como muitos chamam, Eurodisney) e fui bater no parque de diversões. Mas isso é assunto para o próximo post.notre002.jpgPara finalizar, um registro do Rio Sena, outro símbolo com a cara de Paris, feito próximo a Catedral de Notre-Dame. Au revoir!

2 comentários para "Paris e seus clichês"


  1. Anna Graziella Costa

    Ei, Oton!!!!

    Que maravilha de viagem!!! Que paisagens LINDAS!
    Acredito que teremos “a volta de quem não foi 2″… Rsrsrs
    beijos

  2. Daniele

    Olá Oton,
    Li seu post e gostaria de fazer um esclarecimento; a Disney já algum tempo mudou o nome do parque MGM, para Hollywood Studios, ok? Ainda gostaria de acrescentar a imensa diferença de tamanho da Disneylândia e Disney World, segundo fontes seguras, toda a Disneylândia caberia no estacionamento do Magic Kingdom, sendo este o segundo maior estaciomento do país! 🙂

    RESPOSTA: Pos é, Dani, eu sei. Mas lá em Paris, o parque equivalente ao Hollywood Studios chama-se Disney Studios e fica dentro da Disneyland, não tendo o status de um parque separado. De qualquer forma, valeu pelo toque. É sempre bom correções pertinentes como a tua. Eu também não sabia que a Disneyland Paris tinha essa dimensão. Obrigado pelas pontuações!

    abração

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS