Um David Duailibe maduro

2comentários

Fazer este post me deu um prazer redobrado. Primeiramente, por estar trazendo um jovem cheio de talento que começa a deixar sua marca no meio empresarial maranhense. E no caso de David Duailibe, a figura em questão, ainda pesa o fato dele ter sido meu contemporâneo de escola – quando estudamos no Dom Bosco. Sei lá! É como se a carreira promissora dele, assim como a dos demais colegas da época, refletisse um pouco na minha própria, por termos tido uma formação parecida e, por tabela, oportunidade próxima de êxito em nossas profissões pretendidas. Alguma coisa de cumplicidade!

Falando em escola, o David daquela época já dava pistas de que atuaria em algo ligado à criatividade, dado sua personalidade com um “quê” de singular. Pedra cantada: lá foi ele para São Paulo cursar Publicidade e Propaganda, na FAAP. No ínicio do curso, a empolgação normal com a área de criação. Ainda mais para alguém que já era ligado em artes plásticas – David pinta quadros como hobby. Dessa época, guarda memórias como produtor de curtas e vídeos, além de desenhos, artes e outras produções. Mas o sangue que pulsa em suas veias sempre falou mais alto, e David, na verdade, já se preparava para atuar na mesma seara do pai, o empresário Miguel Francisco Duailibe, dono da Duvel – concessionária Ford no Maranhão.

Daí para a pós-graduação em Gestão Empresarial no IBMEC foi um caminho natural. E para se inteirar ainda mais do universo dos negócios: começou a trabalhar na Câmara Americana de Comércio – AMCHAM -, onde, a propósito, teve bastante contato com executivos de multinacionais. Experiência que forjaria, de uma vez por todas, suas credenciais para atuar dentro do negócio da família.

David “bebeu” tudo o que pôde da fonte, mas o prazo de validade de São Paulo havia chegado ao fim. Era hora de voltar para casa. Estamos falando do começo de 2007. “Quando voltei,  constatei que não sabia absolutamente de nada de carro, além do básico. Precisei de um tempo para estudar o produto e o mercado. De manual de carro, passando pelo setor de vendas, entrega, técnica a milhares de treinamentos, busquei ficar por dentro de tudo“, revela o filho pródigo, derrubando por terra qualquer questionamento de caminho fácil por ser herdeiro do negócio que passava a atuar. Por falar nisso, perguntei se ele tinha sentido resistência pelo velho preconceito de ser “filho do dono”, ao qual, para minha surpresa, respondeu: “Nenhuma. Na verdade, senti que minha chegada a Duvel causou muita expectativa na equipe. Confesso que isso me deixou um pouco inseguro. Mas logo tudo entrou no eixo“.

O eixo a que ele se refere era o desafio de implantar um departamente de Marketing à empresa. “Não vim para o Maranhão pensando no que a empresa era. Vim na cabeça com o que eu queria que ela se tornasse“, filosofa com segurança de empreendedor sobre as mudanças que operou. E completa: “Antes, o foco da Duvel era só venda de carro. Hoje, vendemos serviços e trabalhamos o cliente a longo prazo“.

Em 5 anos, David trouxe seu “know how“, assimilou o mercado maranhense e, claro, assistiu às mudanças que a economia do nosso estado passou. Entre suas constatações, uma chama a atenção: “O maranhense se comporta de forma bem peculiar. Ele gosta de trocar de carro todos os anos. Isso, independente das oscilações da economia. É impressionante! E tem mais: se se apaixona por um modelo, nem vai penchinchar na concorrência“. Não é à toa que seu objetivo é tornar a empresa cada vez mais abrangente, para fisgar a clientela.

Bastam alguns minutos de conversa sobre trabalho para perceber o entusiasmo de David com o assunto. O que me levou a querer saber se o mercado de automóveis era o seu único foco. E lá vem mais uma frase de efeito: “Não gosto de colocar todos os ovos numa cesta só“, responde, deixando no ar que, embora queira continuar na Duvel, tem outras áreas de atuação na mira. – E quais? eu pergunto. Ao que ele, levando ao cabo o ditado que diz “o segredo é a alma do negócio”, prefere desconversar. Mas sua esposa Dani [Bacelar, a blogueira], que também participava da conversa, deixa escapar que seria na Construção Civil.

Falando em família, é ela que, junto do trabalho, tem preenchido seu dia-a-dia. “Já fui notívago. Adorava uma balada. Mas todo o tempo que tenho livre, atualmente, é pra dedicar à minha filha Valentina. Curto mais um cineminha, sair para comer… Ficar com minha família“.

E foi por causa dela, a filha, que nosso papo e a sessão de fotos tiveram que ser concluídos. Ela queria o “papai”, e, como devem imaginar, foi prontamente atendida. Não basta ser um executivo bem sucedido…Foto: Gabi Ferraz

2 comentários para "Um David Duailibe maduro"


  1. Daniele Bacelar

    Sei que sou suspeita p falar, mas admiro o brilhantismo desse homem maravilhoso!
    Beijos
    Dani

  2. Soraya Gonçalves

    David, é sangue muito bom!!!
    E diz o dito popular…Quem sai aos seus, não degenera.
    Parabéns David!!! Vc vai longe!!! Bjs

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS