O Grand Bazar de Istambul

0comentário

Outro ponto imperdível de Istambul é o Grande Bazer, também chamado Kapalicarsi, que em turco quer dizer “mercado coberto” – um dos maiores e mais antigos que existem no mundo, diga-se de passagem!

Também localizado dentro das muralhas da cidade histórica, com mais de 61 ruas e quase 6 mil lojas, o Bazar é outra herança do período da dominação Otomana. Além da infinidade de artefatos turcos – que, diante da variedade, são divididos por setores -, é lá que se exercita o modus operandi de se negociar daquele povo: a pechincha.

Uma dica aos turistas: é considerado uma grande ofensa quem aceita o primeiro valor dado à qualquer peça pelo vendedor. Faz parte do ritual de compra usar o poder de persuasão para conseguir um preço melhor. Coisas do mundo muçulmano!

Nossa companheira de viagem e expert no assunto moda, a blogueira Helô Gomes ficou impressionada com o tamanho do mercado e com as peças que são encontradas, que vai de burcas (sim, muitas das mulheres de lá ainda mantém esse costume) à jóias, passando por uma quantidade infindável de falsificações.

Mas foi lá também que Helô constatou que as mulheres ainda são bastante discriminadas naquele país. Ao tentar rodar sozinha pelo Bazar, foi abordada com grosseria, ofendida por estar andando só. O que para muitos turcos é um absurdo!

Em seu perfil no Instagram, Helô desabafou: “Vou ver com outros olhos pra sempre! As ocidentais não sabem a independência que tem. Fui passear sozinha por Istambul. Nunca fui tão maltratada e humilhada na vida. Taxi não parava, homens te tratando como se você fosse da vida e ainda gritam se você não responde! Triste realidade“.

Mudando de assunto, mas ainda sobre o Grand Bazar… No meio da semana que passou, o mercado virou set de filamgem para o novo filme do 007. O protagonista Daniel Craig gravou várias seqüências de ação por lá, o que ocasionou no isolamento do lugar, impedindo que milhares de turistas o conhecessem. Nem preciso dizer que a presença de Hollywood causou rebuliço, não é?!Fotos: Helô Gomes

Sem comentário para "O Grand Bazar de Istambul"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS