Quer fugir do trivial em Istambul?

2comentários

Para quem pensa que Istambul é feita apenas de mesquitas e Palácios Otomanos, o Istanbul Modern surge como uma ótima opção para quem aprecia arte e quer sair um pouco dos pogramas triviais da metrópole turca.

Próximo de um dos pontos turísticos imperdíveis cidade, o Palácio Dolmabahçe – a última morada dos sultões, onde está guardado o maior lustre de Cristal Bacarat do mundo, entre outros atrativos -, dentro do roteiro às margens do Estreito de Bósforo (tudo em Istambul parece acontecer por ali!), o Museu de Arte Moderna de Istambul reúne os melhores nomes turcos da arte contemporânea em seu dois andares de galpão com vista para o mar de Mármara.

Lá, você pode conferir uma coletânea permanente de telas, esculturas, fotografias e uma biblioteca gigante, além de exposições temporárias com nomes que começam a despontar na cena. Tudo isso com o traço peculiar de uma cultura que incorpora elementos europeus e asiáticos, graças à sua geografia única. O museu também recebe exposições de grandes nomes internacionais, como é o caso de Van Gogh, que estava em cartaz na ocasião em que estávamos na cidade.

Ainda é encontrada nas dependências do Istanbul Modern uma loja super charmosa (ótima para garimpar lembranças da viagem) e um restaurante – que, diga-se de passagem, foi uma das gratas surpresas gastronômicas de Istambul (assunto que tratarei em outro post).

Sobre uma apreciação mais aprofundada de suas obras, Hot Spot infelizmente não pôde entrar em mais detalhes, já que a grande maioria das referências estava em turco. Ou seja, tradução = missão impossível.

Mas, pelas fotos que fizemos,  dá para sentir o quanto a coletânea é interessante. Definitivamente, um “ho-ho point“, como são chamados os lugares mais bacanas da cidade nos guias turísticos. Até na entrada do Istanbul Modern, no bairro de Karaköy, as famosas mesquitas da cidade não deixam de dar o ar da graça.Pelo menos deu para conseguir o nome da minha obra favorita e do autor: Dog Walking Areas Integration Project, 1995, de Özdemir Alt

Gostei do impacto e de um certo desconforto causado por essa gravura. Arte tem dessas coisas…

*Como não era permitido máquina fotográfica profissional no museu, tivemos que fazer os clicks pelo telefone celular.

2 comentários para "Quer fugir do trivial em Istambul?"


  1. Monique Ribeiro

    Boa a dica! Amo Istambul e qdo voltar vou visitar o Istanbul Modern!

    Abraços

  2. Cintia

    Olá, adorei o post sobre a galeria de Istambul. Fiquei muito impressionada com a última gravura, gostaria de pesquisar mais sobre o artista, porém, não enontrei as informações no post. Você saberia me informar o nome do artista? Obrigada

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS