FOTOBIOMODULAÇÃO – Efeitos da Luz na Pele.

2comentários

No ultimo Post em final de setembro  falamos da ação da Luz quando absorvida pela  Pele. Dissemos que  a luz é absorvida  através dos  Cromóforos Endógenos ou Fotoaceptores levando a processos  biológicos Fotobiomodulatórios que é o objetivo dos nossos estudos  e esclarecimento aos nossos leitores.

Assim sendo  em breves palavras  vemos que a LUZ  tem uma ação poderosa sobre  a pele  e que graças à  moderna engenharia  biomolecular pode ser  utilizada  como elemento terapêutico importante em  muitas das disfunções da pele  da face e do corpo.

Hoje trataremos dos modernos dispositivos  de luz que utilizam o LASER  de baixa intensidade, bem como os de LED (light emitting  diode), fontes emissoras  de luz mais acessíveis do ponto de vista econômico e diferentemente do  Laser  que é monocromático e pontual, o mesmo é dispersível sendo capaz de iluminar áreas grandes. Mesmo sabendo que na maior parte dos estudos nessa área foi utilizado o Laser,temos vários estudos  que demonstram que a utilização  do LED produz efeitos  terapêuticos similares,pois o que importa mesmo não é a fonte de luz e sim  a dose da irradiação que chega ao  tecido alvo e portanto quando  aplicadas em doses de luz  equivalentes apresentam  a mesma  resposta fisiológica.(Whelan 2001/ Weis 2005/ Bagnato 2008/Barolet 2013/Menezes 2016).

Sistemas a base de Laser ou LEDs  podem ser utilizados para desempenhar  a mesma funcionalidade nos diferentes tipos de  tratamentos.  Para  conseguirmos otimizar o tratamento  com ambas as fontes de irradiação utiliza-se uma ponteira de acrílico que possibilita ao sistema Laser aumentar a área de irradiação  de luz  e ao sistema LED diminuir a dispersão da luz.

Fototerapia  termo usado quando se quer abordar de forma mais abrangente  a ação da luz  com objetivos terapêuticos  foi substituído recentemente por FOTOBIOMODULAÇÃO. cujo efeito pode ser bioestimular ou bioinibir. A bioinibição acontece quando ocorre o excesso de degradação de fibras de colágeno e outras biomoléculas na pele.

Podemos dizer que a FOTOBIOMODULAÇÃO  baseia-se  na interação da luz com os tecidos estimulando os processos  fotofísicos, fotoquímicos e fotobiológicos  em nível  mitocondrial aumentando o metabolismo celular.

Na ESTÉTICA A FOTOBIOMODULAÇÃO  vem sendo aplicada no tratamento de : estrias,manchas,celulite,acne, bolsas e olheiras e sobre efeitos do fotoenvelhecimento como: rugas, linhas de expressão,elasticidade e firmeza da pele; usado ainda no pós-operatório, nos processos de cicatrização da pele, para analgesia,drenagem linfática e hidratação e de forma convincente na ALOPECIA (perda capilar).

Para cada tipo de disfunção  da pele foram desenvolvidos “protocolos  específicos”que determinam além do Dermatocosmético o tipo de LUZ  a ser  utilizado.que vão do Laser e LED infravermelho ao LED VIOLETA passando pela  LED AZUL E ÂMBAR.

Convidamos você leitor que nos acompanha a vir conhecer essa mais moderna fonte de rejuvenescimento  bem estar da pele.

Essa  é a grande novidade que anualmente nos propusemos a fazê-lo nesses 15 anos de existência de nossa Clínica Harmonia  e que como participamos no nosso mês natalício setembro pp. passou a integrar  a CLÍNICA DE CIRURGIA PLÁSTICA DR.  LEONARDO BRITO em novas e moderníssimas instalações no Lagoa Corporate  Torre 2  . sala 403.  ali na entrada Ponta  d’Areia.

Nosso contato é com a Aleksandra  –  098  98217-8895  e o fixo 098 3877-7877.

Até o nosso próximo Ponto de Encontro.

 

 

2 comentários para "FOTOBIOMODULAÇÃO – Efeitos da Luz na Pele."


  1. CELIA

    Muito bom seu artigo, amigo e colega Pedro.
    Parabéns pelo seu sucesso , tenho recebido
    muitos elogios ao seu trabalho.
    Abraço carinhoso, celia

    • Pedro Brito

      Dra Célia um comentário vindo da sua parte enriquece nosso trabalho, por nos motivar a faze-lo cada dia melhor. muto grato. espero pos der continuar sempre com sua leitura e críticas a ele bem como sugestões de temas.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS