Otimização Hormonal vs. Medicina preventiva e regenerativa.

0comentário

O renomado médico pesquisador do Instituto para a Saúde na Califórnia Dr.Ron Rothenberg apresenta ao mundo científico uma nova edição do seu livro sobre a  Modulação Hormonal. Deu a ele  um título sugestivo para quem como nós Médicos se sentem atraídos pelo maravilhoso e mágico mundo  dos hormônios, “PORCAS E PARAFUSOS”-abordagem e gerenciamento.

Trata-se de um livro que melhor seria chamado de manual por trazer informações baseadas na boa prática da medicina contendo informações científicas baseadas em experiências clinicas comprovadas.

Todo profissional de saúde que se dedica ao estudo e põe em prática a ação de um perfeito balanço hormonal como meta para obter resultados satisfatórios,enfrenta além de críticas de alguns a incerteza ou  dúvida sobre possíveis efeitos colaterais do uso do hormônios sobre o organismo humano. Foi pensando nisso que Dr. Rothenberg juntou-se a outros colegas do seu centro de estudos para escrever este livro esclarecendo através de informações científicas a ação dos hormônios na prevenção das “pausas” (menopausa,tireopausa,andropausa etc…).

O antigo conceito de TRH onde se ministrava hormônios sintéticos com a mesma apresentação e posologia a todos os pacientes,a décadas ficou para trás. Nós estamos falando de OTIMIZAÇÃO HORMONAL,ou seja complementação das taxas ideais de cada hormônio de forma específica para cada paciente. Dessa forma estamos prevenindo as patologias próprias da idade,não podemos esperar que o nosso paciente entre num quado clássico de hipotireoidismo quando nós clinicamente detectamos um estádio de hipotireoidismo  sub clínico onde sinais e sintomas como fragilidade das unhas, queda capilar, pele ressecada e intolerância ao frio já tiram desse paciente o bom humor e a alegria do viver saudável.

Uma outra situação é o que se convencionou chamar de climatério precoce. Mulheres com idade bastante inferior ao que se espera para uma verdadeira menopausa apresentarem sinais e sintomas próprios desse período precocemente. Os Ginecologistas bem como os Sexólogos convivem diariamente em seus consultórios com quadros de mulheres com queixas tipo: perda da libido dificuldade no orgasmo e relativa indiferença às ações típicas da mulher como a vaidade, o cuidado com os cabelos com a pele e com o inter-relacionamento com as companheiras que adquiriram ao longo da vida. Quadros de ansiedade, depressão, tonturas, fadiga, sudorese, secura vaginal,insônia,deficit de memória,palpitações e ganho ponderal fazem parte da síndrome clássica do climatério. O médico que se dedica ao estudo da Otimização Hormonal pode e deve orientar suas pacientes sobre a indicação e os benefícios da complementação dos níveis dos seus hormônios ovarianos que nessa época da vida estão em pleno declínio. No ato da consulta médica e mandatário que o profissional explique não só os benefícios como os possíveis efeitos colaterais que podem surgir sob a ação dos hormônios quando não bem indicados ou administrados. Cabe a paciente decidir se deseja ou não submeter-se ao tratamento pois sabemos que não só a imprensa leiga como uma corrente de profissionais contrários à Terapia de Otimização Hormonal lançam na mídia os seus pontos de vista, que respeitamos,mas que merecem ser melhor visto e estudado.

A IHS (Sociedade Internacional para estudo dos Hormônios) que tem como presidente Dr. Thierry Hertoghe orienta aos seus membros associados que se mantenham sempre em contínua atualização pois a cada dia novos estudos oferecem novos resultados e o que era visto no passado poderá ser olhado de uma forma diferente no presente. Segundo ele os hormônios  são liberados em “pulsos” portanto de detecção que exige precisão micrométrica é um “insight” para que o profissional médico esteja com a sintonia fina apurada quando da prescrição de determinado hormônio para seu paciente.

Até nosso Próximo Ponto de  Encontro!

Contato: (98) 3877.7877 e (98) 98114.5960  Aleksandra Carneiro.

Sem comentário para "Otimização Hormonal vs. Medicina preventiva e regenerativa."


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS