Exagerei nas Festas de Final de Ano. E DAÍ?

0comentário

Todo ano o assunto é o mesmo, comi muito no Natal e quase minha roupa do Reveillon não cabe !

Antes eram as Revistas  leigas mais médicas que qualquer médico e mais nutricionista que o Rodolfo Peres. Hoje são os sites e os comerciais  de clinicas de estética, nutricionistas menos avisados e “dietólogos” espalhados por aí que em busca de faturamento transformam em horror a possibilidade  de ganho de alguns kilogramas  ou mesmo poucos centímetros no quadril ou abdome.

Recebo  e- mails ou até zap´s  pedindo orientações diante de tais fatos na maioria sem grande expressão que ao retornar aos seus programas  de atividades físicas  e às orientações do seu nutricionista em poucos dias estará tudo dentro do normal.

Particularmente na nossa clinica são raríssimos os casos de tal preocupação, não que sejamos melhor ou mais capacitado que ninguém, antes pela orientação dada aos  nossos pacientes desde as primeiras  consultas quando somos procurados para  manutenção ou redução de peso.

Trabalhamos dentro da máxima que “perder peso é fácil, manter peso exige disciplina.” O método não tem segredo, nem “pulo do gato” é simplesmente mostrar, explicar, convencer e cobrar do paciente metas estabelecidas  a cumprir que se resumem  em  “MUDANÇA NO ESTILO DE VIDA”.

Quem quer “estar bem” amanhã deve começar hoje. Foi-se o tempo que se fazia DIETA RESTRITIVA  para um evento social, uma roupa comprada  em número menor que nunca lhe entrou de verdade, antes de um Cruzeiro ou mesmo a chegada iminente do verão para usar aquele “biquini de bolina amarelinha”..Tais dietas só trazem complicações para o organismo.

A NUTROLOGIA MÉDICA  existe para como médicos especializados realizarmos uma consulta medica completa, não “avaliação” superficial, sem bases em dados seguros de exames que atestem o estado geral de saúde do nosso paciente quer nas referencias  bioquímicas laboratoriais, quer em possíveis alterações  do Balanço Hormonal. Uma anamnese  bem feita, os dados acima referidos, bem como o conhecimento dos hábitos alimentares do paciente e de suas atividades físicas ou ausência delas nos facilitará o uso de um dos tripés da Nutrologia que é a piramide dos 3 fatores interconversíveis :                                                           Planejamento Alimentar, Medicamentos e Atividade Física.

Concluindo: Qualidade de vida  exige mudança de hábitos que uma vez absorvidos ficam na memória celular. O próprio corpo “grita” quando agredido e a adrenalina os alerta diante do fato. Portanto não há necessidade  de estresse por ter tido uma ou outra refeição mais calórica o próprio mecanismo que envolve o eixo neuro-hipotálamo-hipófise se encarrega de por tudo em seu devido lugar. Disciplina é a palavra de ordem nesse momento. O estresse só levará ao aumento do nível de Cortisol que por consequência trará o acúmulo de gordura nos homens no abdome  e nas mulheres nos quadris e coxas.

Convém lembrar que o Médico Nutrólogo não trabalha sozinho; muito pelo contrário a atividade multidisciplinar como tal só se torna eficiente com a  ajuda indispensável do Profissional da Educação Física, estimulando a aceleração do metabolismo pelo aumento da massa magra e do Nutricionista quando estuda os hábitos alimentares e põe nos cardápios específicos os nutrientes que se fizerem necessário.

Acesse o site da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) os  médicos nutrólogos que possuem título de especialização estão lá relacionados.

Até o nosso próximo Ponto de Encontro !  FELIZ  ANO NOVO .

contato: Aleksandra Carneiro   (98) 3877-7877 e (98) 98114-5960

Sem comentário para "Exagerei nas Festas de Final de Ano. E DAÍ?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS