ESTEATOSE HEPÁTICA, O QUE É, VAMOS VER?

0comentário

NUMA DEFINIÇÃO SIMPLES PODEMOS DIZER QUE É UMA CONDIÇÃO CARACTERIZADA POR DEPÓSITO DE GORDURA (LIPÍDIOS) NO HEPATÓCITO (CÉLULAS ) DO PARÊNQUIMA HEPÁTICO.

O quadro patológico  lembra o da lesão causada por álcool, mas pode ocorrer em  indivíduos

que ingerem quantidades pouco significativas  e nos que não ingerem nada da álcool.

A ESTEATOSE HEPÁTICA é talvez, a causa principal de morbidade e mortalidade ligadas a doenças do fígado, podendo evoluir  até a insuficiência hepática.

Algumas doenças hepáticas  dentre as quais a ESTEATOSE são assintomáticas em cerca de 50%  a 100%. A maioria das vezes é descoberta  acidentalmente durante exames  de rotina que revelam aumento de taxas de AST (aspartato aminotransferase)também conhecida comO TGO. A ESTEATOSE é a causa mais comum de aumentos não explicados de  AST, excluindo-se  a hepatite C ou  outras doenças crônicas do fígado.

Quando ocorrem sintomas em geral são pouco específicos : dor no quadrante superior direito do abdômen, cansaço e fraqueza são os mais comuns; ocasionalmente náuseas, prurido e inapetência . 

Várias condições patológicas  estão associadas com  esteatose hepática, como Resistência à In sulina, erros de metabolismo, drogas e toxinas. Apesar de não de conhecer a patogênese de forma  exata a hipótese mais aceita é a de que agressões diversas estejam envolvidas  nessa condição alterada do fígado. A Resistência à Insulina  tem como resultado uma maior síntese e  retenção de Triglicérides no hepatócito, levando à esteatose macrovesicular. É provável que uma menor oxidação de ácidos graxos , por disfunção mitocondrial possa contribuir para  essa alteração.  N.B.- a Mitocôndria  é a usina celular do nosso organismo.

Uma segunda  agressão  é atribuída ao ESTRESSE OXIDATIVO (excesso de radicias livres (EROs  =espécies reativas de oxigênio)  que causa a peroxidação de lipídios  da membrana do hepatócito e produção de Citocinas  que são em parte responsáveis pela progressão da esteatose  para cirrose.

Diante desse achado ainda que ocasional seu médico deve ser procurado e com certeza em seu bom senso lhe encaminhará  ao colega Nutrólogo que com sua equipe de Nutricionista e  Profissional de Ed. Física estarão aptos  a restabelecer  seu estado  bom de saúde hepática e clínica com certeza.

Faça  de sua consulta ao médico Nutrólogo  uma rotina e boa  sorte!

Contato  – Aleksandra Carneiro  (98) 98114-5960 0,,

Sem comentário para "ESTEATOSE HEPÁTICA, O QUE É, VAMOS VER?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS