Baleiro e a menor Big Band do Mundo

2comentários

Zeca Baleiro aportou mais uma vez em São Luís e mostrou talento artístico e a sabedoria em como cativar uma platéia exigente e às vezes órfã de eventos que fujam do convencional. Juntamente com Beto Pereira, Baleiro fez a festa do MPB Petrobrás, nesta terça-feira, no Teatro Artur Azevedo. Na minha opinião, o projeto, que traz o conceito em ser um mix de música e ação social, está entre os maiores acontecimentos musicais registrados este ano em terras ludovicenses.

Sei que férias não curam gastrite, mas a noite e o show ecoaram como parte integrante do retiro espiritual adotado por mim durante os trintas dias longe do trabalho. Afastei-me por algumas horas do meu lar doce lar para assistir aos shows de Beto Pereira e Zeca Baleiro.

Como diz o jargão do futebol, a preliminar foi feita com muita competência por Beto Pereira. Acompanhado pelos instrumentistas Pepê Júnior (guitarra), Monstrinho (percussão) e “loops” de computador, o músico fez uma viagem por canções importantes em sua carreira, tais como, Verão, Terecô, Ana e a Lua, Willy e Amor Maluco (Chico Maranhão). Entre uma canção e outra Beto aproveitou para contar estórias engraçadas vivenciadas na estrada da música.

Na seqüência veio Zeca Baleiro trazendo um show em formato acústico. A abertura foi feita pela canção “A Serpente”, numa reverência e inquietação com a lendária São Luís. Depois da performance solo, o músico disse que seria acompanhado pela banda de um homem só e anunciou o nome do versátil instrumentista Tuco Marcondes. Juntos apresentaram a canção “Alma Não Tem Cor”, do Karnak, fazendo refletir em que ser braquinho, neguinho, amarelo ou verdinho, tudo não passa de rótulos, conceitos criados ao longo da história da humanidade.

Em quase duas horas e meia de show Baleiro emendou os seus grandes sucessos gravados em discos anteriores e no atual “Baladas no Asfalto & Outros Blues, intercalados com músicas de compositores que o emociona. Dois bons exemplos foram Bicho de 7 Cabeças (Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Renato Rocha) e Palavras (Roberto/Erasmo Carlos), que segundo o artista, a dupla brasileira representa os “Lennon/McCartney Tupininquins”.

Além do domínio no palco, Zeca soube mais uma vez interagir com a platéia, que contribuiu ativamente no espetáculo. Em meio a tantas brincadeiras, Baleiro apresentou uma canção infantil inédita, assumiu o seu lado brega romântico ao citar como preferidos: Amado Batista, Reginaldo Rossi, Bartô Galeno, Odair José, Márcio Greyck e Waldick Soriano. Afinal de contas, quem nunca se sentiu um brega em um dia na vida ?

Ao interpretar Muzak, que está longe de ser uma música feita para elevador ou consultório dentário, Baleiro deixou explícito que a balada o faz imaginar estar tão distante e tão perto ao mesmo tempo. A vida pacata em Arari, o cosmopolitismo agitado de São Paulo, Nova York, constatam que o destino dele está aqui, acolá, sempre ao lado dos verdadeiros amigos, independente dos limites geográficos. A maior prova disto, foi o reencontro com Nosly na Casa de Apolônia Pinto, onde tudo começou musicalmente entre os dois. Foi o momento ímpar do show quando juntos interpretaram “Versos Perdidos”, feita em parceria, A canção está no mais recente trabalho “Baladas do Asfalto & Outros Blues”.

Beto Pereira e Zeca Baleiro encerraram em grande estilo a temporada 2006 do MPB Petrobrás, um projeto itinerante, criado para fortalecer e legitimar que ainda existe uma música brasileira feita com inteligência no Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, e nos demais estados da Federação.

Em se tratando da viabilização do MPB Petrobrás em São Luís, serviu para curar um pouco a timidez e a lentidão que têm perturbado ultimamente a vida cultural na cidade.

2 comentários para "Baleiro e a menor Big Band do Mundo"


  1. Eduardo Martins

    Valeu pedrinho, não pude ir ao show mas sua descrição foi brilhante meu amigo! abração!

  2. Junior Mackenzie Hartt

    Hi… gostando de ver.. bacana o blog… boas suas citações sobre a musicalidade… Yes…. depois te mando o endereço do site feito para minha mãe. bizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!!!!!!!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS