CENTENÁRIO

0comentário

Dizem os estudiosos que o frevo teve origem nos movimentos da Capoeira. A estilização dos passos foi resultado da perseguição da Polícia aos capoeiras, que aos poucos sumiram das ruas, dando lugar aos passistas.

Assim, modificaram seus golpes acompanhando a música, originando tempos depois o “Passo” (a dança do Frevo) e trocando suas antigas armas pelos símbolos dos clubes que, no caso dos Vassourinhas e Lenhadores, eram constituídos por pedaços de madeira colocados em uma pequena vassoura ou um pequeno machado, usados como enfeites.

A sombrinha teria sido utilizada como arma pelos capoeiristas, à semelhança dos símbolos dos clubes e de outros objetos como a bengala.
De início, era o guarda-chuva comum, geralmente velho e esfarrapado, hoje estilizado, pequeno para facilitar a dança, e colorido para embelezar a coreografia. Atualmente a sombrinha é o ornamento que mais caracteriza o passista e é um dos principais símbolos do carnaval de Pernambuco.

Em 2007, essa manifestação autêntica do carnaval do Recife e brasileiro faz 100 anos de existência e serão comemorados em uma festa de arromba.

O centenário do frevo, terá sua abertura oficial no dia 16 de fevereiro (sexta-feira), com 500 ritmistas de 13 Nações de Maracatu sob comando de Naná Vasconcelos.
O cortejo, que fará o trajeto da Rua da Moeda até o Marco Zero, terá a participação de artistas como Maria Bethânia.

A celebração dos 100 anos do frevo será distribuída em 16 pólos oficiais e 28 pólos comunitários, num total de 275 apresentações, além dos eventos das prévias carnavalescas, realizados de 12 a 15 de fevereiro, na Praça do Arsenal e no Pátio de São Pedro. Entre os destaques, shows de artistas como Zeca Baleiro (foto), Alceu Valença, Gal Costa, Antônio Nóbrega, Lia de Itamaracá, Selma do Coco, Cordel do Fogo Encantado, Eddie, Mundo Livre, Otto, Mestre Salustiano, Chico César, Pitty, Fundo de Quintal, Monobloco, Elba Ramalho, Negra Li, Zélia Duncan, Marcelo D2 e Tom Zé.

UNIVERSO PARTICULAR.

Voltando para a estrada com a turnê Universo particular, Marisa Monte fez duas apresentações no Recife dias nos últimos dias 19 e 20, no Chevrolet Hall.

O show passará pelo histórico Teatro Castro Alves de Salvador de sexta (26) a domingo (28), seguindo para Belo Horizonte. Na capital mineira Marisa e banda apresentam o show entre os dias 1º e 4 de fevereiro no Palácio das Artes. Marisa ainda conta paradas em Vitória (dia 7), Brasília (17) e Goiânia (18).

O mês de março fecha com duas apresentações no Teatro Grand Rex, em Buenos Aires (Argentina) nos dias 30 e 31.

SONÂMBULOS

Um novo trabalho em vídeo intitulado “Sleepwalkers” (Sonâmbulos) vem agitando as noites de Nova York.

A instalação, que conta com a atuação de Seu Jorge, mostra trabalhadores fictícios indo para seus empregos noturnos. O vídeo é projetado sobre a fachada externa do Museum of Modern Art (MoMA, www.moma.org), no centro de Manhattan.

Os pedestres poderão assistir ao vídeo gratuitamente todas as noites até meados de fevereiro (todas as noites até 12 de fevereiro, das 17h às 22h)

Estendendo-se por vários andares e diversos telões, “Sleepwalkers” mostra atores que representam um mensageiro, um eletricista, um funcionário dos correios, um empresário e uma funcionária de escritório. Eles dormem, acordam e vão trabalhar no momento em que o sol se põe sobre Nova York.

O “elenco” é composto pelo ator Donald Sutherland (representando o empresário), a atriz britânica Tilda Swinton (a funcionária de escritório) e o ator, músico, o multimídia brasileiro Seu Jorge (o eletricista).

As narrativas são silenciosas e têm 13 minutos de duração cada uma.

FUNDAMENTAL

A dupla inglesa Pet Shop Boys volta ao país para cinco apresentações em março, que fazem parte da turnê do álbum “Fundamental”. Primeiro, Neil Tennant e Chris Lowe tocam no dia 14, Claro Hall, no Rio. Depois fazem dois shows nos dias 16 e 17, no Credicard Hall em SP. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 30.

Belo Horizonte recebe a dupla no dia 18, e os gaúchos de Porto Alegre assistem aos dois no dia 21.

Os Pet Shop Boys vieram ao Brasil pela última vez em 2004, quando encerraram o Tim Festival, em São Paulo, com uma grande festa em que tocaram seus maiores sucessos.

Além dos PSB, se apresentam no país no mês de março Roger Waters, Bryan Adams, Placebo, Pennywise e Asia.

Sem comentário para "CENTENÁRIO"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS