Responsabilidade Social

0comentário

Depois de passar por Belém, Manaus e Teresina, o projeto “Eu Faço Cultura” chega a São Luís. O projeto foi idealizado pelo Movimento Cultural do Pessoal da Caixa este ano viabilizando a realização de 30 semanas culturais por todo o país. A capital maranhense será a quarta cidade a receber o projeto entre os dias 3 e 5 de maio, das 18h às 21h, no auditório São Marcos sala Pindaré (Avenida Jerônimo de Albuquerque – Altos do Calhau).

“Eu Faço Cultura em São Luís” traz como abordagem uma Oficina de Música, que será ministrada pelo grupo brasiliense SomCatado, que trabalha a fundamentação teórica de percussão em música instrumental e MPB.

Ao todo são 60 vagas. Os inscritos participarão das aulas e, no final do curso, três deles subirão ao palco e farão uma apresentação artística antes do show “Sim e Não” do cantor e compositor Nando Reis e os Infernais, no próximo dia 5, no Ginásio do Dom Bosco, acompanhando o SomCatado em uma música, que será gravada ao vivo em CD. O restante da turma fará, na pista, uma apresentação conjunta de ritmo regional.

Para se inscrever na oficina não é preciso ter o instrumento, apenas se cadastrar no site www.eufacocultura.com.br, até o dia 2 de maio.

SomCatado

Em 1999, os percussionistas Cezar Borgatto e Fred Magalhães resolveram iniciar um trabalho de pesquisa e criação musical. Começaram a compor inspirados pela imensa riqueza rítmica presente na cultura brasileira e instigados à ruptura com o tradicionalismo musical. As composições fundiam som e movimento, tendo como “instrumentos” musicais objetos nada convencionais como: escapamento, tonéis de óleo, tambores de plástico, chapas de zinco, panelas, tampas de panelas, molas de carro, tanque de combustível, latinha de refrigerante, bolas de basquete, bacias, baldes, máquinas de escrever, peças de automóveis, sacos de papel, o corpo, entre outras fontes sonoras.

As apresentações do “SomCatado” são formadas por esquetes performáticas que abordam diversos ritmos como: samba, dance, funk, frevo, tango, salsa, olodum, afoxé, maracatu, afro, catira, reggae, drumandbass, daiko, baião, tribal, xaxado, embolada, maculelê, tambor de criuola, dentre outros. Toda a cena é reforçada pelo figurino harmoniosamente elaborado para cada momento do show. A música e as artes cênicas completam o espetáculo de ritmos e imagens marcantes.

O Grupo “SomCatado” completou em 2006, sete anos de trabalho. Durante este período já se apresentou em diversos eventos, tais como, Na Europa:
– Szczecin / Polônia;
– Goleniow / Polônia;
– Kolobrzeg / Polônia.

Criatividade e Multiplicidade de Ritmos

“O som é feito do lixo. É um festival de ritmos reusados e sinfonias recicladas: baião de bolas de basquete, hip-hop de panelas, funk de lataria, frevo de bacia, embolada datilografada. Eles são uma mistura de músicos performáticos, cientistas malucos e doutores de geringonça. No final, tudo se resume a uma fantástica criação associada a uma outra importante missão que é a de preservar a natureza. A água com os tambores de plástico, movidos à luz e energia indicam a continuidade, o sentido da vida. A música não pára e o pulso, pulsa. Tudo isso é o SOMCATADO, palavras do Maestro Lincoln Andrade – Doutor em Regência.

Sem comentário para "Responsabilidade Social"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS