É tempo de reverenciar os Santos da Festa Junina

1comentário

No mês de junho, o céu fica mais azul, a chuva se manifesta timidamente para amenizar o calor e anunciar o tradicional verão nordestino. Mas, também é mês de festa “junina”, “joanina”. Tempo de reverenciar Santo Antonio, São João, São Pedro e São Marçal em noite de festança.

Em junho, existe o costume de acender a fogueira, a imagem em que a luz simboliza a sabedoria, a luz interior e o calor do amor, tempo de pagar promessas, fazer simpatias para arrumar namorados, ou até mesmo arrumar casamento.

Esses elementos que constroem as festas juninas se somam a um “coquetel de culturas” que mobiliza uma romaria de comunidades que apreciam a festa alegre e descontraída O toque especial desse “coquetel de cultura” é patrocinado pela culinária indígena, africana, européia, com suas comidas à base do milho como: espigas de minho, pamonha, canjica, bolo de fubá, música, dança, folclore, teatro, superstições, simpatias e boa comida. As festas “juninas’ ou “joaninas” expressam um imaginário rico em passagens da vida cotidiana de um povo simples. São sábios ensinamentos de um tempo que o próprio tempo se encarregou de deixar para trás, mas que nossa memória nega-se de esquecer.

Estas festas ainda, nos fazem reviver mitos e nos trazem ao palco da vida atual, cenas da história de um povo, contadas sob um moderno ponto de vista. São realmente, as primeiras conquistas do povo brasileiro, que nelas se vê e se representa em papéis ativos, originais e diversos. Então, já sabe, todos os caminhos levam aos terreiros e arraiais.

1 comentário para "É tempo de reverenciar os Santos da Festa Junina"


  1. axel britto

    grande pedro sobrinho,me mantenho informado das boas da ilha lendo o seu blog, parabens! adiciona no [email protected] ou no orkut axel britto silva, abraço!!saudades da ilha rebelde!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS