br/>

2comentários

<

<Maria Preá lança disco com canções de artistas maranhenses<<Maracatu, frevo, xote, baião, coco, bumba-meu-boi, reggae. É com o espírito do hibridismo cultural que a banda Maria Preá lança o seu primeiro CD Avesso. Produzido pelo instrumentista André Magalhães (A Barca), o álbum faz um Songbook não intencional de compositores maranhenses, entre eles, Josias Sobrinho, César Teixeira, Sérgio Habibe, Erasmo Dibel e João do Vale. Afinal de contas, Laetícia Madsen é maranhense na raça. Filha de um belga com uma maranhense, nasceu em Belo Horizonte. Ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro e depois para São Luís. Adulta, mudou-se para Floripa (SC), onde montou o projeto músico-teatral Maria Preá, que só tomou corpo de banda, mais tarde, em São Paulo.<<Em entrevista, Laetícia explica “que morar em vários lugares serviu para expandir o seu horizonte, mas declara que o seu embrião artístico é maranhense. Foi pras bandas de cá que começou no teatro e depois na dança. Sei que os ritmos, as manifestações artísticas, brotou em forma de música, canto e som.<<Além de Laetícia, a Maria Preá é formada por figuras da cena paulistana. André Bedurê (baixo), Gustavo Souza (bateria), Dani Zulu (percussão), também do Barbatuques e Comadre Fulorzinha, Rovilson Pascoal (guitarra e cavaquinho) e Filpo Ribeiro (violão, viola e rabeca). A denominação Maria Preá é uma junção do nome feminino mais comum no Brasil, com um mamífero roedor que se reproduz rapidamente. Laetícia diz que a intenção do projeto é relembrar e reproduzir tradições já esquecidas, ou melhor valorizar as raízes da cultura brasileira.<<Com uma sonoridade tradicional e moderna sem preconceitos, aliado a personalidade intensa de Laetícia, o Maria Preá abre o disco “Avesso” com a canção Carcará. A faixa de abertura, retoma João do Vale e José Cândido com riffs de guitarra, muita percussão e participação do violonista Webster Santos. Vidente (Erasmo Dibel) é um reggae modernizado enquanto Ponteira (Sérgio Habibe), exibe a face doce da banda. Circo dos Horrores (Josias Sobrinho) com guitarra de Rodrigo Bragança, tem clima teatral. O disco conta ainda com a Faixa do Lampião, de César Teixeira, além das canções de Domínio Público, “Tambor de Mina” e “Ponto Pro Caboclo Sete Flechas”.<<Na opinião de Laetícia, o CD “Avesso” significa o caos, a inversão dos valores do mundo, a falta de moral e ética de nossa época.<<- Em todas as canções do disco, há o “Avesso”. São músicas que conheço desde muito, mas acho que não são conhecidas como deveriam, então venho fazer esse trabalho. O que as amarra são os temas, que falam da valentia do brasileiro, do destemor e do desejo de ser mais feliz – dispara.

2 comentários para "br/>"


  1. Carolina Alcantara

    Olá Pedro!
    Queria aproveitar, já que o seu blog sempre fala sobre boa música, arte, eventos…, para parabenizar o Wilson Zara pelo super show/tributo de ontem!! Eventos como este deveriam acontecer mais por aqui. Vale também um parabéns a Audistock, que fez a abertura!

  2. Álvaro Lima

    Pedro, eu estive ontem no lançamento do cd da Maria Preá e fiquei e ainda estou embebecido com tamanha proposta de som, fui na sua e ganhei um presente. Valeu!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS