Tropicalismo: 40 anos de revolução musical

2comentários

O Tropicalismo é o movimento cultural do fim da década de 60 que, usando deboche, irreverência e improvisação, revolucionou a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova.

Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o tropicalismo usa as idéias do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico.

Também se baseia na contracultura, usando valores diferentes dos aceitos pela cultura dominante, incluindo referências consideradas cafonas, ultrapassadas ou subdesenvolvidas.

O movimento é lançado com a apresentação das músicas Alegria, Alegria, de Caetano, e Domingo no Parque, de Gil, no Festival de MPB da TV Record em 1967.

A edição desta terça-feira, dia 26, do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostrou uma matéria cheia de informação e depoimentos com os pais, filhos e coadjuvantes do movimento. (Fonte: G1)

Confira a matéria na íntegra

2 comentários para "Tropicalismo: 40 anos de revolução musical"


  1. Oton Lima

    Adoro “beber” dessa fonte. Texto leve,conteúdo interessante e personalidade!
    Tenho orgulho em trabalhar contigo!

  2. Anônimo

    Pedrinho, soube no site do imirante que houve um assalto no Divino Bar na confraternização da rádio. Espero que esteja tudo bem com você. Ano novo de espiritualidade, saúde, amor e dinheiro. Da amiga.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS