Uma ligeira impressão…

0comentário

Acordei bem cedo com a ligeira impressão de um domingo magro de carnaval. Poderíamos escolher como o rei da fatia magra da folia, Carlindo Silva, o rei momo magro escolhido para comandar o reinado em Salvador e acabou tendo o barato cortado pelo Ministério Público baiano, alegando que por tradição o reinado é dos gordinhos. Justiça seja feita, o carnaval é realmente uma festa da carne, divertida e cheia de polêmicas, algumas bobas, outras sérias e reflexivas.

Bem, tenho a ligeira impressão de que quando se aproxima os quatro dias gordo do carnaval em São Luís ocorre um êxodo rural e urbano. A impressão ficou evidenciada ao sair no final de semana pela cidade. Encontrei alguns amigos e perguntava a eles onde iriam brincar o carnaval ?

A maioria respondeu que iria trocar o carnaval da ilha por outros carnavais. Insisti com a pergunta que não quer calar. É a violência no carnaval de rua que está afastando vocês da folia na cidade ?

Todos foram unânimes em dizer que a violência preocupa bastante, mas é o de menos. O problema também está concentrado nos circuitos de rua de Salvador e Recife, hoje em dia consideradas as duas metrópoles brasileiras da folia. Continuei insistindo, então qual é o problema ? O mesmo grupo opina considerando o nosso carnaval singular, mas falta uma pitada de ousadia.

Argumentei, dizendo que a folia acontece. A iniciativa destemida já existe e se manifesta no pré-carnaval alternativo e independente feito nos bairros (Cohatrac, Parque Vitória, Cidade Operária, etc.) tendo como trilha sonora todas as vertentes. É uma tendência que nasceu espontaneamente e precisa ser oficializada em nome da vontade popular.

Enquanto uns deixam a cidade para extravasar fora, tenho a ligeira impressão que outros chegam para sentir de perto a originalidade do carnaval maranhense. Enfim, tudo é carnaval !!!

Sem comentário para "Uma ligeira impressão…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS