Dançar é a palavra de ordem…

0comentário

A dança entra em cena a partir desta segunda-feira (28) até domingo (4) em São Luís. A III Semana Maranhense de Dança será aberta oficialmente às 19h no Teatro Artur Azevedo. Bailarinos, professores e a platéia serão premiados com um vasto espetáculos, oficinas e mostras de vídeo e fotografias.

Participarão do evento 48 grupos, escolas e companhias de dança. Além de seis espetáculos, o evento oferecerá 19 oficinas voltadas para ritmos variados e ministradas por professores convidados do Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Curitiba e São Paulo. No roteiro, street dance, balé clássico, jazz, dança de salão e composição coreográfica. Nas turmas, 600 pessoas estão inscritas nas oficinas, entre profissionais de dança e estudantes de 17 escolas públicas que integram o projeto Núcleo Arte Educação desenvolvido pelo ‘Arthur Azevedo’.

Uma das novidades desta edição é a descentralização da semana, que, além dos palcos da Ilha, ganhou espaço em cidades do interior. A homenageada deste ano é a bailarina, professora e atriz Regina Telles, que será alvo de uma exposição a ser inaugurada, na noite de abertura do evento, no foyer do teatro, reunindo fotos e making off de espetáculos, além de depoimentos de dançarinos, atores e diretores.

No campo das oficinas, aulas com professores de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Ceará. Entre eles, a paulista Kahina Barros ministrará aulas de dança do ventre; o cearense Alexei Ramos ensinará os passos da dança de salão; o baiano Álvaro Santos abordará o Afro Contemporâneo; e paranaense Otávio Nassur enfocará os movimentos da Street Dance (confira quadro).

Na noite de abertura, a escritora Christianne Galdino, de Recife, também lançará o livro Balé Popular de Recife: A escrita de uma dança. Para encerrar a programação, será apresentado o espetáculo Crendice, Quem disse…, da Companhia de Danças de Diadema (SP), com a direção da bailarina Ana Bottosso.

Durante todos os dias do evento, haverá uma mostra permanente de vídeos de várias companhias de dança renomadas, sempre das 10h às 18h, na Sala de Coro do Teatro. Nessa mesma sala, na quinta-feira, às 16h, será ministrada a palestra Movimento Dança Recife, pela professora Mônica Lira, diretora do Grupo Experimental Recife.

Terça e quarta-feira, as apresentações serão nos chamados espaços alternativos, isto é, no São Luís Shopping (Jaracati) e na Praça Deodoro (Centro), às 18h30. Quarta, quinta e sexta-feira, às 9h, no TAA, haverá a atividade Arte Educação, com apresentação de coreografias de bailarinos locais e convidados para alunos da rede pública.

GALA

As noites de sábado e domingo serão de gala para os amantes da dança, pois a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Márcia Jaqueline, e o solista do Municipal, Cícero Gomes serão as atrações do evento. Além da dupla, se apresentarão os bailarinos da Focus Cia. de Dança (RJ), Cia. Clébio de Oliveira (RJ), Cia. Brasileira de Dança (SP), Cia. Tribos Ballet Teatro (PA), Alexei Ramos (CE) e Amanda Queiroz (PE), dançarina de Salão, Kahina Barros (SP), de dança do ventre, Adriana Salomão (RJ), de sapateado. Para fechar, os maranhenses da Sacerdotal Cia. de Dança, Pulsar Cia. de Dança, Yin Cia. de Dança, Ballet Olinda Saul e Cia. Soraya Lira também se apresentarão.

No encerramento da III Semana Maranhense de Dança, haverá um grande baile, comandado pelos bailarinos de dança de salão, no Armazém da Estrela (Praia Grande). Fonte: Jornal O Estado do Maranhão.

Sem comentário para "Dançar é a palavra de ordem…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS