São Luís nas festividades do Ano da França no Brasil

0comentário

A capital maranhense, única no Brasil fundada pelos franceses, será palco da programação do Ano da França no Brasil, comemorado em 2009. Em solenidade ocorrida nesta segunda-feira (28) na capital maranhense, foi instalada a comissão organizadora do evento no Maranhão. Participaram autoridades locais e representantes dos Ministérios da Cultura, das Relações Exteriores e da Presidência República.

A Comissão será presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, Joãozinho Ribeiro e formada por representantes de 12 órgãos públicos estadual e de outras instituições.

A programação oficial do evento se estenderá entre os dias 21 de abril e 15 de novembro de 2009 em várias capitais brasileiras. São Luís poderá ter participação destacada na programação, pelo fato da comemoração dos 400 anos de desembarque dos franceses na cidade Patrimônio da Humanidade.

O lançamento oficial da programação do Ano da França no Brasil será no dia 23 de dezembro deste ano, em Brasília, com a participação dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, o maranhense Marcelo Coutinho, o Ano da França no Brasil não se restringirá apenas a ações culturais. Se estenderá em ações no campo da Educação, Agricultura, Tecnologia, etc. Diz ele; “a idéia é deixar um legado mais permanente depois do encerramento do Ano da França no Brasil”.

É um grande acontecimento, em que São Luís merece uma atenção toda especial pela cumplicidade histórica com a França. E o legal é saber que palavra cultura será vista, avaliada e prestigiada em diversos ângulos.

Sem comentário para "São Luís nas festividades do Ano da França no Brasil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS