Dia Nacional da Bossa Nova pode virar realidade

0comentário

O dia em que nasceu Tom Jobim, 25 de janeiro, passará a ser celebrado como o Dia Nacional da Bossa Nova. É o que determina o Projeto de Lei da Câmara 96/07, que obteve, nesta terça-feira (27), parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. A proposta, que teve como relatora a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), ainda deverá ser aprovada em Plenário, antes de seguir para sanção presidencial.

– Já temos o dia nacional do samba e o dia nacional do choro. Portanto, nada mais justo do que prestar esta homenagem à bossa nova, que completa agora 50 anos e representou uma revolução, que trouxe para o cenário brasileiro músicos como Tom Jobim – disse Ideli ao apresentar seu voto favorável ao projeto.

Na opinião da senadora, o sucesso da bossa nova abriu muitas portas a músicos brasileiros no exterior. Ela recordou ter se emocionado muito em Tóquio, capital do Japão, quando entrou no metrô e percebeu que a música ambiente era uma bossa nova brasileira. Ideli homenageou o autor do projeto original da Câmara, deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). Como carioca, disse ela, o deputado “sabe da importância desse movimento musical”.

Na justificação do projeto, Alencar recorda que o ano de 1958 passou a ser considerado o “marco inicial da bossa nova”, devido à gravação, pelo cantor baiano João Gilberto, de um disco que incluía a canção Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Quatro anos mais tarde, lembra ainda o deputado, Jobim, Gilberto e diversos outros músicos brasileiros ligados à bossa nova lotaram o teatro Carnegie Hall, em Nova York, durante concerto que garantiu projeção internacional para a música brasileira. Fonte: Agência Senado.

Sem comentário para "Dia Nacional da Bossa Nova pode virar realidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS