Discos de cabeceira em 2008

0comentário

Sempre no meio da enxurrada de listas de destaques quando chega o fim de ano, a de música é uma das que mais rende. Como um fissurado no gênero, não podia de colocar pra você os discos que fizeram a minha ‘mente’ em 2008. Eis a lista:

Portishead – Third
Um disco que retoma as batidas quebradas e a voz melodramática e estonteante de Beth Gibbons. O disco impõe um novo paradigma para quem ainda achava que existia Trip Hop. “Third” é o Portishead seguindo uma nova trilha.

The Verve – Forth
Quem achava que Richard Ashcrofot estava desacreditado por conta do disco solo irregular, se enganou. O cara voltou poderoso como vocalista do The Verve.

Fernanda Takai – Onde Brilhem os Olhos Seus 
A mineirissima mostrou que a sua voz está a serviço da música. Não abandonou o Pato Fu e gravou um disco solo cantando o repertório de Nara Leão. Um disco tributo feito com a marca Takai.

Mallu Magalhães – Mallu Magalhães
Depois da aparição com sucesso no My Space, a adolescente Mallu Magalhães grava CD solo com canções inéditas e autorais. A boa impressão é saber que ser jovem não é sinônimo de futilidade.

Ray LaMontagne – Gossip In The Grain
Bela voz do novo alternativo country/folk americano. Ray canta baladas corretas e com letras melhores ainda. Esse é o terceiro trabalho dele e dizem que ele é o novo Van Morrison.

Marcelo D2 – A Arte do Barulho
Neste novo disco, Marcelo conta com participações de nomes da MPB. Seu jorge e as gatas Mariana Aydar, Roberta Sá, e Thalma de Freitas emprestam seus talentos ao novo álbum do malandro.  O disco vale uma conferida, ainda mais nesse mercado nacional tão deitadinho em berço esplêndido.

Madonna – Hard Candy

Esse é o 11° disco de sua carreira, é o último que a diva pop irá lançar pela Warner Bros. Records. É um disco que coloca mais uma vez a cinquentona no circuito mundial do “show business”, onde o Rio e São Paulo terão o privilégio de assistir a ‘tour’ do disco.

Relespública – Efeito Moral
Essa banda já existe há quase 20 anos em Curitiba, mas pouca gente conhece no Brasil. Em seu quarto trabalho de estúdio, lançado no mês passado, o grupo acredita estar no melhor momento da carreira. Nasi, ex-vocalista do Ira, já participou de disco da banda, rasgou elogios. “Aos órfãos tristes de grandes bandas que acabaram, um aviso: ainda existe uma banda de rock que vale a pena.”

Mônica Salmaso –  Noites de Gala, Samba na Rua –
O CD veio primeiro e o DVD foi gravado em março deste ano no Teatro Fecap, em São Paulo. O conjunto de todo o trabalho da cantora paulistana, acompanhada do grupo Pau Brasil, é memorável.

Estelle – Shine
A cantora londrina aparece como uma sensação boa dentro do contexto midíatico da ‘black music’. Ela é mistura de Lauryn Hill com Amy Winehouse. Plágio ou não, a mistura é boa e interessante para ouvir no rádio e na balada.

Sem comentário para "Discos de cabeceira em 2008"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS