Moska em DVD do programa Zoombido

0comentário

 Paulinho Moska é um artista interessado em diversas mídias. Além da música o compositor sempre teve focos em artes plásticas, filosofia, fotografia e, mais recentemente, em televisão. Há três anos Moska apresenta o programa Zoombido, no Canal Brasil. Estabelecendo papos/parcerias com diversos artistas, Paulinho Moska tenta traçar o perfil e mapear o gênese do processo criativo de diversos colegas. A Biscoito Fino começa a colocar em catálogo esse portrait em uma série de DVDs e CDs, e o primeiro volume traz Moska ao lado de artistas como Lenine, Zeca Baleiro, Chico César, Mart’nália, Pedro Luis e Zeca Pagodinho.

Nos programas Moska não tem a intenção de ser entrevistador em busca do furo de reportagem. Seu papel é de mediador/participante, trocando experiências e impressões com os colegas. Nesse patamar consegue deixar os convidados à vontade para registrar cenas de seus primeiros acordes e também particularidades de seus processos de criação. O formato do programa inclui três números para cada convidado. No primeiro, ele está sozinho com seu instrumento. Depois tem a interação do anfitrião, que registra o número em fotografias inusitadas. O terceiro momento traz um dueto espontâneo, sem ensaio anterior.

O programa também propõe uma saudável brincadeira: uma criação coletiva. Moska iniciou uma música e cada convidado contribui com um verso e a melodia da música. Assim, criam a coletiva Pra se fazer uma canção, composição colada entre Frejat, Zé Renato, Jorge Vercilo, Joyce, Gilberto Gil, Zélia Duncan, Oswaldo Montenegro, Lenine entre muitos outros, em um total de 26 autores. “E a canção é de ninguém”, conclui Chico César. A cada temporada uma canção é composta.

Nesse primeiro volume Moska junta um time especial de criadores e faz o retrato de artistas de forte personalidade e expressão. A exceção fica com o programa de Zeca Pagodinho, que foge do formato e apresenta uma roda de samba e amigos. Entre histórias e músicas, Zeca está ao lado de Arlindo Cruz, Monarco, Mauro Diniz e Juliana Diniz.

A bem vinda edição do programa em uma série de DVDs documenta focos diferentes dos tradicionais. Moska busca a semente da criação de seus colegas e, falando a mesma língua e trocando experiências, estabelece um papo revelador de grandes artistas brasileiros. Inquieto, Paulinho Moska multiplica sua forma de expressão e proporciona uma visão não tradicional dos artistas.

por Beto Feitosa

Sem comentário para "Moska em DVD do programa Zoombido"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS