Balada cheia de ‘Soul & Cia.’

0comentário

amywinhouse.jpgO ‘soul’, a vertente da alma negra americana, pode até não ocupar espaço merecido na ‘mass mídia’. Agora, não podemos esquecer que o estilo ainda faz barulho na vitrola de colecionadores, fãs e das festinhas animadas de ‘black music’ mundo afora.

 Soul Black

Sinto a força do ‘soul’ no Brasil e nos Estados Unidos, principalmente com a chegada na presidência dos Estados Unidos, de Barack Obama. Não que ele seja um extremista de direita, radical defensor da raça. Obama não é um “negro de alma branca”, mas sim um “negro com alma”, amante da boa música de Stevie Wonder, um dos expoentes da música negra americana. Lembro da música “Signed, sealed, delivered, I´m Yours’, de Mr. Wonder. A canção foi o tema usado pelo presidente norte-americano, ao final de seus discursos e foi tocada no baile da posse, quando Obama tirou a sua mulher, Michelle, para uma animada dança.

Representantes

Clássico da soul music (gênero de música black dos EUA que atingiu o auge nos anos 1960 e inspirou a luta pelos direitos civis da população negra), essa composição de Stevie Wonder não é a única a fazer sucesso novamente. O cantor Seal, por exemplo, acaba de lançar um CD chamado justamente Soul, no qual ele regrava os maiores êxitos de gente como Al Green, Sam Cooke e Curtis Mayfield – ou seja, a nata desse estilo. E, mesmo antes de Obama se declarar fã do gênero, o ritmo já começava a voltar à moda.As baladas da atormentada cantora inglesa Amy Winehouse parecem coisa nova, mas são puro soul do passado. É a mesma receita seguida pelas também inglesas Estelle, Corinne Bailey Rae e Duffy, essa última dona do CD mais vendido do ano na Inglaterra.

Para coroar esse renascimento musical, 2009 é o ano da comemoração do cinquentenário da gravadora Motown, criada pelo espertíssimo Berry Gordy e responsável pelo lançamento de futuras estrelas como Michael Jackson, Diana Ross, Marvin Gaye, The Four Tops e, claro, Stevie Wonder – que Obama chama de “meu herói musical”.

Já está nas lojas do Brasil o CD triplo Motown 50, com grandes hits dessa turma afinada. O melhor, no entanto, ficou reservado para o mercado americano. Lá acaba de sair a caixa de dez CDs The complete nº 1, com as 191 faixas que chegaram ao primeiro lugar das paradas, um verdadeiro fenômeno.

Mixando

Se você gosta de curtir o ‘Soul & Cia.’, a boa é curtir o projeto ‘Mixando o Mundo’ deste sábado (4), com o DJ Pedro Sobrinho e convidados. A balada tem como local a Maloca (Lagoa da Jansen).

Sem comentário para "Balada cheia de ‘Soul & Cia.’"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS