Noite de Gala…

1comentário

Noite de gala para a MPB. A décima sexta edição do Prêmio Multishow de Música Brasileira, promovido pelo canal a cabo da Globo, foi realizado nesta noite (18), no Citibank Hall, no Rio de Janeiro.. O único nome a levar dois troféus por votação do público foi Marisa Monte, tornando-se a grande vencedora do concurso. Ela, que concorria em três indicações, ganhou o título de melhor cantora e de melhor DVD pelo registro “Infinito Ao Meu Redor”. Ao todo, 11 prêmios foram entregues, com homenagens à Rita Lee e Raul Seixas.

Seu Jorge ficou com o troféu de melhor cantor, deixando para trás Samuel Rosa (Skank), Marcelo D2, Rogério Flausino (Jota Quest) e Lenine. O título de melhor grupo foi conquistado pelos gaúchos do Fresno, que disputaram com NXZero, Jota Quest, Skank e Banda Eva.

O Skank, que era um dos líderes em indicações (cinco, no total), levou apenas um troféu: melhor videoclipe por “Ainda Gosto Dela”. A banda de Samuel Rosa recebeu também um prêmio novo do canal nomeado de “iniciativa”, em referência à melhor ação de distribuição de música em novas mídias. A categoria, no entanto, não teve votação do público.

Com quatro indicações, o NXZero ficou com o troféu de melhor CD por “Agora”, lançado em julho de 2008. Os mineiros do Jota Quest e o carioca Marcelo D2, ambos indicados em cinco categorias, foram para casa de mãos vazias.

rita.jpg

Homenagens

Rita Lee e Raul Seixas foram lembrados pelos artistas e organizadores da festa. A principal homenagem da noite, escolhida por vencedores de anos anteriores e mantida em segredo até o momento da apresentação, foi feita à Rita Lee. A cantora ganhou tributo no palco com show de uma banda formada por Pitty, Gilberto Gil, Liminha, João Barone (Paralamas do Sucesso) e Beto Lee, que tocaram “Ovelha Negra” e “Lança-Perfume”.

Rita Lee recebeu o troféu das mãos da neta Izabella e disse que preferiria ganhar o prêmio em dinheiro. “Minha conta nas Ilhas Cayman é igual à da Igreja Universal”, brincou. Em 2008, as honras couberam a Lulu Santos.

Raul Seixas, que nesta semana se completa 20 anos de sua morte, também foi lembrado no evento. Ana Cañas, Arnaldo Antunes e PJ (Jota Quest) subiram ao palco para cantar “Como Vovó Já Dizia” no tributo.

Mais discretos, o DJ Phabyo e Dany Pitbull apresentaram um set em homenagem a Michael Jackson, com trechos de músicas do Rei do Pop sendo mixadas pelos músicos, que vestiam camisetas com a imagem do cantor e as famosas luvas brancas na mão direita.

Grávida de oito meses e com a barriga de fora, Ivete Sangalo subiu ao palco para dividir com Zeca Pagodinho a música “Deixa a Vida Me Levar”. Durante um prêmio e outro, também se apresentaram no evento a banda Little Joy, com a música “Keep In Mind”, e os grupos NXZero, Fresno e Strike, fazendo uma versão peculiar para “Inútil”, do Ultraje a Rigor. Seu Jorge e Marcelo D2 se juntaram a três nomes da nova safra de cantoras da MPB –Maria Gadú, Nina Becker e Roberta Sá– para cantar “Pode Acreditar”, de D2.

A cerimônia teve duração de pouco mais de duas horas com apresentação da atriz Fernanda Torres e de personalidades da música. A votação aberta para o prêmio ocorreu pela internet para cada uma das onze categorias: cantor, cantora, grupo, revelação, instrumentista, show, música, videoclipe, CD, DVD de música e TVZé.

Vencedores

Melhor cantor

Seu Jorge
Samuel Rosa
Marcelo D2
Rogério Flausino
Lenine

Melhor cantora

Marisa Monte
Ivete Sangalo
Vanessa da Mata
Roberta Sá
Ana Carolina

Melhor CD

“Agora” – NXZero (jul/08)
“La Plata” – Jota Quest (out/08)
“Estandarte” – Skank (out/08)
“A Arte do Barulho” – Marcelo D2 (nov/08)
“Claudia Leitte” – Ao Vivo em Copacabana (jun/08)

Melhor clipe

“La Plata” – Jota Quest
“Ainda Gosto Dela” – Skank
“Desabafo” – Marcelo D2
“Monstro Invisível” – O Rappa
“Uma Música” – Fresno

Melhor DVD de música

“62 Mil Horas Até Aqui” – NXZero (mar/08)
“Multishow ao Vivo” – Ana Carolina Dois Quartos (abr/08)
“Paralamas e Titãs: Juntos e ao Vivo” (jun/08)
“Infinito ao Meu Redor” – Marisa Monte (out/08)
“Multishow ao Vivo” – Capital Inicial (jul/08)

Melhor grupo

NXZero
Jota Quest
Skank
Fresno
EVA

Melhor instrumentista

Gee Rocha – NXZero
Gigi – Ivete Sangalo
Christiaan Oyens – El Niño
Martin Mendonça – Pitty
Débora Teicher – Scracho

Melhor música

“Beijar na Boca” – Claudia Leitte
“Amado” – Vanessa da Mata
“Ainda Gosto Dela” – Skank
“Desabafo” – Marcelo D2
“Não é Proibido” – Marisa Monte

Melhor show

“La Plata” – Jota Quest
“Estandarte” – Skank
“Multishow ao Vivo” – Capital Incial
“A Arte do Barulho” – D2
“Uma Prova de Amor” – Zeca Pagodinho

Revelação

Glória
Primadonna
Tulio Dek
Banda Cine
Mallu Magalhães 

1 comentário para "Noite de Gala…"


  1. Tadeu

    Que pena que Marcelo D2 não levou! Meu preferido.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS