Imortal

0comentário

O poeta José Chagas festeja 85 anos no próximo dia 29. Em entrevista a jornalista Carla Melo, de O Estado do Maranhão, Chagas disse que gosta de ser chamado de versejador.

Ele declarou ainda quie a sua  relação com São Luís é cada vez mais entranhada. Disse que é uma coisa tão antiga porque ela quase que antecipa a chegada dele ao Maranhão, quando ainda estudava na Paraíba.

” Naquele tempo, os livros dos maranhenses eram muito difundidos no país inteiro, especialmente estes grandes escritores do passado como Coelho Neto, Bernardo Coelho de Almeida, Viriato Corrêa, Aluísio de Azevedo, estes autores eram difundidos porque saiam daqui e iam escrever no Rio de Janeiro. Naquele tempo, comecei a fazer ditado baseado em livros de João Lisboa, Humberto de Campos, lia quase todos os livros de Coelho Neto. Então, quando cheguei ao Maranhão já vim com o espírito impregnado”, explicou.

José Chagas disse que quando seu pai resolveu vir para o Maranhão teve que acompanhá-lo. “Meu pai era agricultor, interessado em encontrar um lugar onde sempre chovesse e se imaginava que o Maranhão era um lugar onde chovia muito.

Antes de vir para o Maranhão, José Chagas precisou estudar dois anos em Teresina. “As viagens eram cansativas e longas e não deu tempo de vir para São Luís para continuar os estudos, então me matriculei lá. Em 1948, cheguei a São Luís e já vinha com muita coisa do Maranhão em mim, de maneira que, conversando com alguns intelectuais, descobri que já tinha lido mais autores maranhenses que todos eles. Com isto foi fácil, comecei a fazer versos sobre São Luís e como a cidade tem uma relação histórica com Alcântara, escrevi muito sobre aquela cidade também.

Fonte: O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Imortal"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS