Cinéfilos

0comentário

A terceira edição do Fórum do Maranhão na Tela – projeto sócio-cultural que conta com o patrocínio da MPX-Itaqui, empresa que está construindo uma termelétrica em São Luís – acontece no Auditório da Associação Comercial do Maranhão nos dias 2 e 3 de dezembro e terá como tema: “A Defesa dos Direitos do Público e a Articulação de Rede Audiovisual”. No primeiro dia as discussões serão voltadas para a articulação de Rede audiovisual e no dia 3, o enfoque será os direitos do público x direitos autorais, dentro do contexto audiovisual, levando em consideração o momento de reforma da Lei de Direitos Autorais. Desde 2007, o Fórum promove um intenso debate que envolve sociedade civil, instituições públicas, privadas e do terceiro setor em torno de questões fundamentais para o fomento da produção audiovisual local.

O grande diferencial do Fórum este ano será a co-realização da Faculdade São Luís e o envolvimento efetivo de instituições que realizam exibições alternativas, como o Instituto Formação, CUFA, Pontos de Cultura, Cineclubes e afiliadas da Programadora Brasil. “A co-realização da Faculdade São Luís vai trazer o público acadêmico para colaborar na discussão e formação da Rede Audiovisual, que tem como objetivo defender os direitos do público do estado do Maranhão”, observa a coordenadora do Fórum, Luana Camargo. “Vamos elaborar uma carta que será relatada e encaminhada ao Poder Público, e listas de discussões ligadas ao audiovisual”, finaliza.

Entre os convidados confirmados está Antônio Claudino de Jesus, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes e da Federação Internacional de Cineclubes, César Coelho, diretor do Festival Anima Mundi e Cliffor Luiz de Abreu, da Coordenação-Geral de Regulação em Direitos Autorais do MINC. Outra importante convidada é Juliana Gregory Mee, coordenadora da área de Projetos de Culturais e Entretenimento do SEBRAE Nacional, que fará a palestra de abertura sobre o tema “Audiovisual, Cultura e Empreendedorismo”. Também merece destaque o painel “Diagnóstico Setorial e Indicadores dos Festivais Audiovisuais”, com Antonio Leal, diretor do Fórum dos Festivais.

O Fórum ainda agregará o Encontro de Exibidores do Maranhão, que consolida o momento ideal para fortalecer as ações de difusão alternativa. O encontro será no dia 2 de dezembro no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, com presença confirmada de Rodrigo Bouillet, coordenador de Rede do Cine Mais Cultura. A programação completa e as inscrições para o Fórum estarão disponíveis a partir do dia 24 de novembro no site do projeto: WWW.maranhaonatela.com.br/forum

Fonte: Assessoria

Sem comentário para "Cinéfilos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS