Bela Festa

0comentário

Uma festa singela, organizada e irreverente. Essa é a melhor tradução para a edição 2009 do Prêmio Universidade FM,  realizado na noite desta quarta-feira, 16, no Teatro Artur Azevedo. É normal questionamentos num concurso em que apenas um vencedor seja conhecido,  pois as preferências existem e a vida só é boa porque temos o privilégio de contestá-la. Justiça seja feita:  prevaleceu a coerência e os méritos pra quem venceu,. Agora, o bom da festa é o reconhecimento aos artistas locais, que mesmo diante das dificuldades conseguem produzir e colocar música para o consumo e alegria dos fissurados pela arte.

A cantora Flávia Bittencourt foi a grande vencedora da noite.levando o prêmio de melhor show, interpréte e melhor CD, dentre as 19 categorias disputadas. Nesta edição do Prêmio Universidade FM, destaque para show “Universo Pop”, onde músicas marcantes do rock produzido dos anos 70 aos dias atuais, em solo ludovicense, ganhassem uma nova textura sonora. Acompanhado pela banda Legenda (George Gomes, bateria, Carlos Pial, percussão, Edinho Bastos, guitarra, João Paulo, contrabaixo e Marquinhos Silva, teclado), Ramirez (Página 57) intepretou “O Encontro de Chico Mendes e Lampião no Dia de São Sebastião”, autoria de Beto Enongue, da Nego K´aapor; “Ainda Bem Você”, de Marco Moraes, com Branco, ex-vocalista da Cartahoc: “A Riqueza”, de Santa Cruz, com George Gomes e Preto Nando; “Piercing’, de Zeca Baleiro, com Alê Muniz, que dividiu o palco e pot-pourri com Luciana Simões e Preto Nando numa atmosfera 100% Yo!; além da antológica Ana Paula, de Oberdan Oliveira, renovada por Audi; Absinto, de Otávio Parga, Ex-Daphne, com Pandha, “Toada”, do saudoso Preto Ghoez, com a boa performance de Célia Sampaio; “Haicai”, de Djalma Lúcio, ex-Catarina Mina, com Lucyana Pinheiro, “Regueiros Guerreiros”, de Fauzy Beydoun, da Tribo de Jah, com Luciana Simões e encerrando “Só Flores”, de Glad, na voz de Alexander, vocalista da ex-Daphne.

Entre uma categoria e outra, vencedores e não vencedores, houve pausa e palmas para homenagear o maestro Nonato, escolhido como a personalidade musical de 2009. Um reconhecimento em vida para quem fez a alegria de muita gente em bailes de São Luís afora, isto é, numa época em que tocar em ‘conjunto’ era um charme. O Nonato e Seu Conjunto foi o que podemos definir como um divisor de águas na música feita no Maranhão. O grupo surgiu nos anos 70, influenciado pela Jovem Guarda, mas com o jeito brejeiro e peculiar de ser maranhense.

Acabada a entrega dos prêmios veio o show da cantora paulista Negra Li. No ‘setlist’ da artista canções como “Você Vai Estar na Minha”, “Meus Telefonemas”, “Negra Livre”, “Não é Sério”, “Killing Me Softly With His Song” , consagrada na voz de Roberta Flack, “Chain Of Fools, de Aretha Franklyn e a reverência ao super Tim Maia, em “Imunização Racional” e “Bom Senso”, com direito a uma ‘canja’ do maridão Júnior Dread, que saudou São Luís com um reggae e mostrando que para cantar o estilo não é preciso imitar Bob Marley. Enfim, foi uma noite de festa e que encerrou com uma jovem diva da ‘black music’ nacional, que acompanhada pela banda Legenda, só rasgou elogios ao quinteto.

1. Talento da Noite

Kazamata

2. Revelação

Nathália Ferro

3. Melhor Show

Todo Domingos – Flávio Bittencourt

4. Projeto Gráfico

Cláudio Vasconcelos, Márcio Vasconcelos e Maurício Vasconcelos

5. Técnico de Gravação e Mixagem

Carlão, Marquinhos Silva e Henrique Duailibe – CD 30 Anos Cantando o Amor

6. Músico Tecladista

Henrique Duailibe

7. Músico Guitarrista

Jayr Torres

8. Músico Baterista

George Gomes

9. Músico Baixista

João Paulo

10. Músico Violonista

Luiz Júnior

11. Músico Percussionista

Carlos Pial

12. Melhor Pop Rock

Argamassa Cinzenta – Nego K´aapor

13. Melhor Reggae

Sonho de Amor – Legenda

14. CD de Bumba-meu-boi

Paraíso da Criação – Boi de Morros

15. CD de Música Folclórica

Sotaque de Orquestra – Betto Pereira

16. CD de Música Carnavalesca

Os Feras

17. Melhor Música

Veloz – Carlinhos Veloz

18. Destaque Interpréte

Flávia Bittencourt

19. Melhor Cd

Todo Domingos – Flávia Bittencourt

Sem comentário para "Bela Festa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS