Antologias

0comentário

Dois bons lançamentos como opções para presentes em amigo oculto  em festinhas de fim de ano  Sai em CD e DVD o show histórico do Nirvana em 1992. Os integrantes da banda Seattle viviam a glória pós-lançamento do álbum “Nevermind“. Os caras eram aclamados pela crítica e respeitados pela indústria. Reunindo verdadeiros hinos como “Smells like teen spirit” e “Come as you are”, o disco desbancou Michael Jackson das paradas e levou Kurt Cobain (guitara e vocais), Krist Novoselic (baixo) e Dave Grohl (bateria) ao mainstream.

Só que a pressão deixou o trio próximo do esgotamento, e a banda decidiu então fazer apenas algumas apresentações esporádicas. No dia 30 de agosto, o grupo fez um de seus shows mais memoráveis no Reading Festival, na Inglaterra. A apresentação ficou na história não apenas pelo profissionalismo demonstrado e pelo repertório vigoroso, mas também pelo toque de ironia de Cobain, que entrou no palco de cadeira de rodas, usando um camisolão de hospital.

E já que música boa resiste ao tempo, uma outra dica bacana é o álbum “Catch a Fire”, lançado originalmente em 1973 por Bob Marley. Esse disco foi o principal responsável por apresentar o reggae ao mundo, numa época em que o gênero era considerado algo menos importante, em um cenário dominado pela música de James Taylor (nos EUA), Yes e David Bowie (na Inglaterra).

Pensado para agradar a um público fã de rock, o disco foi mixado no Reino Unido, onde recebeu uma dose extra de teclados, sintetizadores e outros efeitos. Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Livingston e os irmãos Barrett se tornaram então estrelas internacionais. A edição de luxo do trabalho, lançada agora pela Universal, traz além álbum já conhecido um outro CD com as versões jamaicanas originais, bem mais cruas, e um livreto repleto de fotos e informações. O repertório mais do que clássico inclui “Concrete jungle”, “Stir it up” e “Kinky reggae”.

Fonte: Lígia Nogueira – G1

Sem comentário para "Antologias"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS