Tome Marley !

0comentário

Gente bonita, colorida e alegre esteve no show do The Original Wailers, realizado na noite de quinta-feira, 21, no Trapiche Bar, na Ponta d’Areia. Ao contrário do que costuma acontecer nas produções de reggae realizadas em São Luís, a banda não demorou tanto a subir no palco. Em tempos de Operação Manzuá é mais prudente respeitar as leis. Aproximadamente meia-noite e meia o grupo já tocava “War”, música de Bob Marley, que deu início ao espetáculo. Esse detalhe já foi uma grande vantagem em relação a muitas produções desastrosas registradas ao longo de quase 20 anos de shows de artistas de reggae em São Luís.

Como era esperado, a banda toca basicamente canções do maior ídolo jamaicano de todos os tempos. E tome “Natty Dread”, “Forever Loving Jah” (linda), “Stir it Up”, “Concrete Jungle” e “Pimpers Paradise”. Tudo o que a imensa maioria da platéia esperava. Também pudera, os dois integrantes principais, os guitarristas Al Anderson e Junior Marvin, tocaram com Bob Marley em discos como “Natty Dread”, “Survival” e “Exodus”. Enfim, pode até ser original, no entanto, não há nada de novo no front. Os poucos que esperavam novidades ficaram a ver navios. The Original Wailers é uma usina de som para manter viva a memória do gênio da música jamaicana ou, quem sabe, alimentar a conta bancária da viúva dele, Rita Marley.

A banda é meio parada, não exagera na performance. O baterista é excelente e não economiza peso na pegada. Os dois célebres guitarristas idem. Duas backing vocals afinadas compensam a falta de sabor harmônico dos vocais masculinos. As versões das músicas são extensas, quase exaustivas, mas trazem um tempero contemporâneo.

O ponto negativo, de fato, foi a péssima qualidade do som ou a incompetência do operador, que não conseguiu evitar uma distorção que beirou o absurdo e causou desconforto auditivo a quem estava próximo das caixas do lado esquerdo do palco. No momento em que Al Anderson fez um solo de guitarra de mais de cinco minutos, o barulho ficou insuportável. Outro problema foi a cervejinha em lata, vendida na temperatura ambiente.

Para quem não sabe, a Wailers original era formada por Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer. A Original Wailers foi fundada em 2008, como resultado de uma cisão da The Wailers Band – que no momento também excursiona no Brasil. É importante não esquecer que em 1996 ou 1997 (não me lembro da data com exatidão), este grupo tocou em São Luís no antigo Arena, no Renascença.

Eduardo Júlio é poeta e jornalista

Sem comentário para "Tome Marley !"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS