DeVERcidade

0comentário

marciovasconcelos2010

O fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos foi um dos 43 selecionados do país para a quarta edição do deVERcidade, evento de fotografia que acontece de 24 a 28 de fevereiro no entorno do Mercado dos Pinhões, em Fortaleza, numa realização do Instituto da Fotografia (IFOTO). Ao todo, foram mais de 280 inscrições, que representaram 2.686 fotografias em propostas de exposições e 49 projetos de instalação.
 
Foram selecionados fotógrafos de 11 estados e do Distrito Federal, após análise da curadoria composta por Silas de Paula (Fotógrafo, Professor da Universidade Federal do Ceará – UFC e Curador do IFOTO), Paulo Amoreira (Designer, Fotógrafo, Coordenador de Mídias Digitais da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR e Curador do IFOTO), Tiago Santana (Fotógrafo, Editor e Curador do IFOTO), Eduardo Frota (Artista Plástico e Curador), André Scarlazzari (Diretor de arte e Cenógrafo) e Bia Fiúza (Fotógrafa e Diretora do IFOTO).
 
Cada selecionado participará com um ensaio, ou seja, um único trabalho, composto por algumas imagens, com exceção de dois expositores de Fortaleza, Fred Benevides e André Quintino Lopes, que entram com instalações. Mais três artistas e dois coletivos foram convidados para apresentar trabalhos na mostra. São eles, os artistas visuais José Tarcísio, Alexandre Veras e Milena Travassos e os coletivos Balbucio e Alumbramento.
Além destes, o deVERcidade contará ainda com alguns trabalhos do homenageado desta edição, o fotógrafo baiano Mário Cravo Neto, falecido em agosto de 2009.  Nos anos anteriores foram homenageados o historiador Nirez e os fotógrafos Chico Albuquerque e José Albano.
 
O deVERcidade é uma realização do IFOTO, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza e apoio cultural da Oi Futuro.

voodos

Atuante

Em outubro do ano passado, o fotógrafo Márcio Vasconcelos realizou a exposição “Zeladores de Voduns e outras Entidades”, na Casa do Nhozinho. Nesta exposição, ele busca nos tereiros africanos semelhanças entre o Maranhão e o Benin.

Em dezembro, lançou o livro “Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre a Casa de Nagô”,  na Casa de Nagô, na rua das Crioulas, centro de São Luís, com textos de Mundicarmo Ferreti e Paulo Melo Sousa.

Selecionados para o deVERcidade 2010:
 
De São Paulo: Alberto Oliveira, Beatriz Moreira Pontes, Célia Regina Menezes Mello, Daniel Bittencourt Ducci, Fernanda Prado, Fernanda Preto Mariano, Iatã Cannabrava, Isaumir Nascimento, Lívia Aquino, Márcio Bezerra de Melo Távora, Natália Braga Tonda, Paulo Pereira – Grupo Reverbe.
 
Do Ceará: Analice Cunha Diniz, André Quintino Lopes, Aziz Ary Neto, Camila Leite de Araujo, Frederico Benevides Parente, Haroldo Bezerra Saboia Filho, Henrique José de Almeida Torres, Julia Franco Braga, Leonardo Ferreira Melo, Pedro Henrique Martins Pinto e Sergio Carvalho.
 
Do Rio de Janeiro: Ana Dalloz, Antonia D’Orazio, Antonio Carlos de Faria Junior, Gustavo Pellizzon, Jose Eduardo Nogueira Diniz, Leandro Pereira da Costa e Maria Cristina Ribeiro de Paranaguá.
 
De Minas Gerais: Francilins Castilho Leal (Lagoa Santa/MG), Leonardo Costa Braga (Caeté), Pedro David de Oliveira Castello Branco e Samantha Alvares da Silva Campos (Belo Horizonte)
 
Da Bahia: Jonas Silva Grebler e Mariana David de Aragão.
 
De estados com um selecionado: Usha Velasco (Brasília/DF), Luana Navarro (Curitiba/PR), Paulo José Rossi (João Pessoa/PB), Ricardo de Carvalho Junqueira (Natal/RN), Mateus Sá Leitão de Castro Soares (Olinda/PE), Márcio Henrique Furtado Vasconcelos (São Luís/MA) e Bruno Saiter Zorzal (Vitória/ES).

Sem comentário para "DeVERcidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS