I Love You Rádio

2comentários

Muito proveitosa a tarde de sexta-feira, 26, onde em uma das salas da Faculdade São Luís aconteceu a oficina “Um rádio com novos códigos e idéias para fugir do lugar comum”. Estudantes do curso de jornalismo, relações públicas e de rádio e TV da UFMA absorveram a idéia e juntos trocamos informações na tentativa de desconstruir conceitos pré-estabelecidos. Dessa experiência me senti como se não estivesse sozinho, ao perceber que tem gente comungando da possibilidade de mudar o conceito do rádio tão deturpado nos últimos tempos, com a onda de convergência das mídias, por causa das inúmeras ferramentas criadas na internet e pelo fato do surgimento dos rádios webs espalhados no universo virtual. Mesmo com a fala de Barbara Piazera, estudante de radialismo da UFMA, produtora da Mirante FM e especializada em rádio Web, que destrinchou em poucos minutos a importância do twitter, orkut, como incremento de uma nova ordem na comunicação, o que queríamos era supervalorizar o rádio convencional, mostrar que ele ainda tem o seu valor junto à sociedade. Diante da oficina/debate, nasceu uma comunidade que no Orkut se chamará “I Love You Rádio”.

Brincadeira à parte, em três horas relatamos um pouco da história do veículo no Brasil e em seguida veio a pergunta: O que fazer para o rádio fugir do lugar comum ? No ápice da discussão, veio o questionamento. O foco da oficina é o rádio AM ou FM ? E a resposta foi a que o AM está de vida garantida. Em São Luís, o modelo radiofônico se legitima priorizando o jornalismo. A audiência está consolidada. A maioria dos oficineiros acha que é preciso quebrar o paradigma que rádio AM é um veículo feito para pessoas mais velhas e da necessidade de se estabelecer novos parâmetros na maneira de informar à população. Imparcialidade, uma linguagem acessível e contextualizada, além de um trabalho de marketing agressivo para se tornar um atrativo auditivo também para os mais jovens.

 E quando o bate papo foi a FM, muitas  abordagens foram levantadas. Uma dos questionamentos diz respeito a audiência das emissoras locais em freqüência modulada, nos dias de hoje. Na maioria das reivindicações feitas é da falta de novidade no ar, ou seja, da mesmice, do blá blá blá piegas e cheio de linguiça, que fica no ‘achismo’. Todos compreendem que não está fácil fazer uma rádio acontecer, mas também não é nenhum de bicho de sete cabeças se criar, buscar alternativas contrárias ao óbvio. Bastam apenas códigos e idéias. O que se procurou na oficina foi  encontrar uma receita, que não fosse a verdade absoluta, mas que servisse para dar um tom diferencial em seu dial em que a diversão e a educação pudessem andar de mãos dadas como filhas da mesma mãe.

Mistério não existe, o novo também. O que existe é uma unamidade, que não é burra, está viva, quer agir, divertir, educar, experimentar com o já existente, mas mostrar que se pode criar uma história com identidade própria, sem xerox ou cópias mal feitas, achando como se estivesse na crista da onda. O canal é o rádio como seu autêntico manual, códigos e idéias a serem absorvidos. O conteúdo, a segmentação sem segregação e coerência, personalidade, o profissionalismo e o conhecimento geral do comunicólogo são os fatores fundamentais para criação de uma rádio, que não seja conceituada de revolucionária, mas que venha contribuir como uma opção a mais em meio ao ouvinte senso comum.

Chegamos a conclusão que temos de estar atentos  a todos avanços tecnológicos, ao profissional multimídia e a essa tal eterna reinvenção. Mas não podemos esquecer, que isto só é possível,  com a criatividade, a contextualização autêntica, verdadeira e muita ousadia, pois para fugir do lugar comum é preciso correr riscos, sem perder o contato com o local.

2 comentários para "I Love You Rádio"


  1. Leidyane Ramos Matos

    Adorei essas troca de experiências, epero que aconteça mais vezes esses tipos de fóruns, onde nós possamos adquirir novos conhecimentos!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS