Vitoriosa…

0comentário

marciovasconcelos2010

Notícia boa nunca chega atrasada para um post, ou seja está sempre atemporal. Eu me refiro a mais uma premiação concedida ao projeto “Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão”, do fotógrafo Márcio Vasconcelos. Depois de ser selecionado para o festival DeVercidade em Fortaleza, a exposição fotográfica foi vencedora do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, onde poderá levar o trabalho para qualquer cidade brasileira.

O Prêmio foi concebido em 2006, após o II Fórum Nacional de Performance Negra, realizado no Teatro Vila Velha, em Salvador, cujo destaque principal de temas debatidos girou em torno da falta de elaboração de editais públicos e das linhas de financiamentos, direcionadas exclusivamente para o desenvolvimento de artistas, grupos e companhias que trabalhem com a produção artística de estética negra, a fim de valorizar a cultura afro descendente e suas manifestações contemporâneas, potencializando tanto as ações de grupos já estabelecidos no Brasil, quanto as dos grupos emergentes.

Realizado pelo CADON – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, em conjunto com a Fundação Cultural Palmares e patrocinado pela Petrobras, o prêmio tem como finalidade premiar vinte projetos de profissionais individuais ou companhias que trabalham de forma sistemática com expressões afro-brasileiras, nas modalidades de teatro, dança e artes visuais num total de R$ 1.100.000,00, distribuídos pelas cinco regiões do Brasil.

O projeto de Márcio Vasconcelos será o representante da região nordeste no segmento de artes visuais e a cerimônia de premiação ocorreu no Museu Nacional da República, no dia 27 de abril em Brasília.

Para os que ainda não conhecem, a exposição “Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão” encontra-se em exibição no Museu Casa de Nhozinho, Rua Portugal 185, na Paria Grande, até 15 de maio e é o resultado da viagem que Márcio fez à Mãe África, com a finalidade de traçar um paralelo entre os sacerdotes do culto aos Voduns no Benin e os Chefes de Terreiros do Tambor de Mina maranhenses.

Mais detalhes do prêmio: www.premioafro.org e www.palmares.gov.br

Sem comentário para "Vitoriosa…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS