Cultura & Ação Social…

0comentário

Será lançado nesta quarta-feira, 2, o Edital Universal de Apoio à Cultura Maranhense. A solenidade ocorrerá no prédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), na rua Portugal, Praia Grande, São Luís.

Com um investimento da ordem de R$ 1 milhão, o edital é um dos de maior abrangência das linguagens artísticas e culturais do Maranhão.

O Edital que contemplará propostas que entendam a cultura em suas dimensões simbólica e material, na promoção da cidadania e na geração de emprego e renda, vai selecionar 140 projetos em oito áreas de atuação.

As propostas deverão ser feitas dentro das seguintes categorias: artes populares, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, capacitação cultural, intercâmbio, literatura e música.

– Devem contribuir para a ampliação do acesso aos processos de formação, produção e circulação cultural – explicou o superintendente de Ação e Difusão Cultural da Secma, Wellington Reis.

Segundo o superintende, o objetivo do edital é garantir a entidades culturais, produtores, artistas, professores, estudantes e pesquisadores de cultura, grupos e manifestações culturais do Maranhão, recursos financeiros, totais ou parciais, a projetos e ações que explorem diferentes formas de linguagens artísticas e práticas culturais.

– É uma forma de permitir que os diversos atores culturais tenham acesso democrático aos recursos disponibilizados pelo Estado, com os mesmos critérios de igualdade, participação e transparência no processo seletivo – disse Reis.

Homenagens

Cada área de atuação será uma homenagem a oito personalidades da cultura maranhense: a folclorista Dona Lili Sá, na categoria de Artes Populares; o fotógrafo Luís Gonzaga Frazão, conhecido como Mobi, na categoria de Artes Visuais; e o ator Beto Bittencourt, nas Artes Cênicas. O radialista Coelho Neto será o homenageado na categoria Audiovisual; o ator e produtor Roldão Lima, na Capacitação Cultural; o produtor Pierre Barroso, no Intercâmbio; o professor e poeta Nascimento Moraes Filho, na Literatura; e o músico José Carlos Martins (Pixixita), na Música.

Inscrições

Para participar do edital, os interessados devem inscrever, gratuitamente, suas propostas, no período de 2 de junho até às 19h de 31 de agosto de 2010, para todas as áreas.

As propostas serão entregues no Protocolo da Secma, localizada na Rua Portugal, 303, Praia Grande, CEP: 65.010 – 480, São Luís – MA, ou enviadas pelos Correios, com o devido carimbo da data de postagem.

Dentro do envelope deverá conter, obrigatoriamente, o formulário de inscrição, disponível no portal da Secma ou com a comissão do Edial/SADC, devidamente preenchido e assinado pelo representante legal do projeto (proponente); currículo do proponente; materiais anexos que auxiliem na avaliação da proposta pela Comissão Avaliadora (como recortes de jornais, folders, fotos, filmagens, etc.).

Depois de colocadas em envelopes, as propostas devem ter a identificação “Edital Universal de Apoio à Cultura Maranhense”, nome, endereço e telefone do proponente. “Ao todo, deverão ser entregues quatro envelopes, considerando-se que três serão destinados aos avaliadores e um para a Comissão de Edital da Secma”, esclareceu Wellington Reis.

O Edital e seus anexos estarão disponíveis no portal da Secma, acessado pelo endereço http://www.cultura.ma.gov.br

Seleção

Todos os projetos inscritos passarão por análise técnica documental, pela Comissão de Editais da Secma, no período de 1º de setembro a 1º de outubro deste ano, habilitando-os para a etapa seguinte que é a de Seleção.

Após as etapas de triagem, os projetos homologados serão divulgados no site da Secma, e na imprensa local, a partir de 5 de outubro. Em seguida, as propostas habilitadas serão analisadas por Comissões Avaliadoras de Projetos, compostas por três avaliadores locais, especializados em cada uma das oito áreas deste edital. O período de análise e seleção dos projetos pelas comissões avaliadoras será de 18 de outubro de 2010 a 18 de janeiro/2011.

Além dos projetos selecionados, haverá a indicação, pelas Comissões Avaliadoras, de uma relação contendo projetos finalistas (em cada área), em ordem decrescente de classificação, que poderão ser contemplados posteriormente. A relação final dos projetos contemplados no Edital será divulgada no dia 21 de janeiro de 2011, no portal da Secma e nos meios de comunicação.

Fonte: Ascom/Secma

Sem comentário para "Cultura & Ação Social…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS