Salão de Artes…

0comentário

O 1º Salão de Artes Plásticas de São Luís será aberto nesta terça-feira, 25, às 19h, na Oficina Escola (Praia Grande). O evento, realizado pela Prefeitura em cumprimento à Lei Municipal nº 4.919, deveria ter ocorrido ano passado, mas de acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, problemas com o calendário e a falta de local adequado para receber o evento, atrasaram sua realização.

O Salão surge após um hiato de mais de uma década depois da última grande exposição coletiva voltada às artes: a Coletiva de Maio (evento realizado nas décadas de 80 e 90 no Convento das Mercês e que reunia trabalhos de grandes nomes das artes plásticas locais).

Euclides Moreira Neto explica que os sucessivos adiamentos se deram por alguns motivos. “Como a Feira do Livro de São Luís atrasou, o salão também acabou sendo adiado”, disse. O evento foi, então, remarcado para março. “Aí veio o Carnaval e adiamos de novo. Além disto, primeiramente pensamos em montar o Salão no Espaço Cultural mas, por questões jurídicas envolvendo o lugar, buscamos outro local (os antigos galpões da Companhia Energética do Maranhão, atualmente de propriedade da Escola de Arquitetura e Urbanismo) que teve de ser totalmente adaptado”, explica Moreira Neto.

Neste ínterim, quem desejou se inscrever no Salão de Artes Plásticas teve bastante tempo. Isso porque o prazo para submeter os trabalhos à aprovação da comissão julgadora foi prorrogado diversas vezes. Para os artistas, os atrasos foram positivos. Prova disso são os números: foram selecionados 120 trabalhos nas categorias pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e performances, de acordo com a organização da mostra.

Seleção

As obras que estão na mostra competitiva foram selecionadas pelos membros da comissão julgadora, composta pelo jornalista e teatrólogo Ubiratan Teixeira e pelos artistas plásticos Marlene Barros e Lobato.

A curadora do Salão, a artista plástica Rosilan Garrido, explica que, dos trabalhos expostos serão escolhidos os sete melhores. O primeiro levará um prêmio de R$ 5 mil e os outros seis, R$ 3 mil cada um. Além da mostra competitiva, os organizadores convidaram nomes já consagrados nas artes plásticas para participar da mostra paralela. Jesus Santos, Donato, Dila, Lobato, Luís Carlos Martins, João Ewerton, Eugênio Araújo, Marçal Athaíde, Cosme, Fernando Mendonça, Péricles Rocha, Mondego, Marlene Barros, Paulo César, entre outros, têm trabalhos expostos na mostra.

Já, da mostra competitiva, fazem parte da exposição pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, vídeos e performances. A categoria pintura foi a que teve o maior número de obras inscritas. Foram 50 trabalhos, de 25 diferentes pintores. Integram esta categoria artistas como Ciro Falcão, Phillipe Lhuillier, Lena Santos e Romana Maria.

A segunda categoria com mais obras inscritas foi fotografia. São 30 trabalhos de 15 artistas. Meireles Júnior, Edgar Rocha, Márcio Vasconcelos, Albani Ramos, Brawny Meireles, entre outros, têm trabalhos expostos. O Salão reúne ainda 18 esculturas, uma performance e três vídeos.

A curadora Rosilan Garrido diz que os nomes que deverão fazer o julgamento final dos trabalhos ainda não estão definidos. “Convidaremos pessoas de renome, de outros estados. Apenas um nome local comporá a comissão”, observa ela. O Salão de Artes Plásticas de São Luís permanecerá aberto à visitação até 25 de junho.

Serviço

• Exposição

“Salão de Artes Plásticas de São Luís”, mostra coletiva

• Quando

De hoje ao dia 25 de junho

• Onde

Oficina Escola, Praia Grande (antigo galpão da Cemar)

• Visitação

Das 9h às 13h e das 15h às 19h (segunda a sexta) e das 14h às 18h (sábados, domingos e feriados)

Fonte: O Estado

Sem comentário para "Salão de Artes…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS