Música, futebol e Hexa

0comentário

A Copa 2010 na África do Sul se despede neste domingo, com Espanha e Holanda. Uma decisão histórica, pois sairá um campeão inédito na história da competição. Acabada a Copa no continene africano todos os caminhos aportam no Brasil. Depois de 54 anos, o país volta a sediar uma Copa do Mundo, com enormes desafios.

copa2014

 

Entre alguns deles, estão o da conquista do Hexa e o de passar uma esponja na Copa de 1950, quando fomos derrotados pelos uruguaios por 2 a 1. O grito da perda do título em casa ficou engasgado em nossa garganta. O outro desafio é arrumar um novo treinador que possa ajudar na renovação do futebol brasileiro. Buscar gente jovem, talentosa para que em 2014 o país anfitrião mostre ao mundo a magia do futebol brasileiro.

Uma tarefa nada fácil, mais importante. Além da criatividade e da ginga que nos é peculiar no futebol, precisamos resgatar o patriotismo deixado de lado por conta de interesses externos. É importante fazer que os clubes tenham condições de segurar seus principais jogadores para que façam parte da seleção brasileira, como acontecia tempos atrás, ocasião em que o carinho do torcedor era diferente, bem maior e muito mais verdadeiro.

Tem gente que não observa, mas cá com meus botões, vi gente torcendo pela seleção uruguaia por causa de Loco Abreu. Isto pelo fato do atacante da “celeste” está vestindo a camisa do Botafogo, um clube genuinamente brasileiro e carioca. E olha só: Loco Abreu disputou apenas 17 jogos pelo Botafogo (Campeonato Carioca, Copa do Brasil e um amistoso, segundo dados da CBF).

Parece um comportamento xenófobo, ufanista  e incoerente com a minha linha de pensamento, pois não defendo que, procura se fechar no próprio “eu” acho, “eu” penso, “eu” posso.  Em se tratando de futebol, esporte esse que Deus abençoou e fez do Brasil o criador, tem que se pensar de maneira nacionalista.

A atual seleção brasileira é formada em sua grande maioria por jogadores que estão no exterior há anos. Claro que a paixão por ela existe, mas é bem diferente, bem menos intensa caso ela fosse formada pelos ídolos em atividade nos clubes brasileiros.

Enfim, a Copa de 2014 é no Brasil. O samba, o xote, o xaxado, entre outras vertentes musicais, que integram este País Tropical, estão aí para fazer a festa com a legião de torcedores brasileiros fanáticos, apaixonados e doidos por bola.

Sem comentário para "Música, futebol e Hexa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS