Música & Turismo

0comentário

Barreirinhas será palco pelo segundo ano consecutivo do Lençóis Jazz & Blues Festival, articulado pela iniciativa privada. O evento ocorre nesta sexta (13) e sábado (14) no Gran Solare Lençóis Resort. È um encontro entre músicos de fora e locais afinados com os dois gêneros musicais.

lencois

Entre os artistas convidados para esta edição estão o guitarrista cearense Artur Menezes, integrante da banda Blues Label, o gaitista carioca Jefferson Gonçalves, fundador da banda Baseado em Blues, além dos maranhenses, o violonista Luiz Jr., o percussionista Luiz Cláudio, o guitarrista Pedro Araújo e  o cantor e compositor Nosly. Esse diálogo não ficará apenas no palco. Trata-se de uma troca de informações, experiências, que será traduzida também em Jam Sessions”, canjas e oficinas.

Na sexta, 13,, o músico Luís Cláudio ministrará uma oficina de ritmos percussivos para crianças e adolescentes da comunidade, dentro da programação do festival de Jazz e Blues. Sábado, 14, o guitarrista Artur Menezes coordenará aulas de iniciação à guitarra. A idéia é fazer com que a comunidade de Barreirinhas participe do evento e se permita a conhecer e ouvir uma outra música que vai na contramão do que é imposto diariamente pela ‘mass midia’, (rédio e TV).

Apesar de estar apenas no segundo ano, o festival já faz parte do calendário cultural da cidade de Barreirinhas. Por causa disso, a comissão organizadora já planeja mudar a configuração do evento já em 2011 e estender o festival por três dias e realizar uma edição em São Luís.

É louvável a atitude dessas pessoas que mesmo sabendo das dificuldades arriscam em fazer um festival dessa natureza e não visando somente o lucro, mas o de mostrar que no Maranhão também é possível. Pedro II, no Piauí, Guaramiranga, no Ceará, estados vizinhos nosso, começaram de maneira tímida com festivais de jazz e blues e hoje são referèncias dentro e fora do País.

Se um dos temas em questão por parte dos gestores públicos é alavancar o turismo no Maranhão, além do patrimônio arquitetônico e da beleza natural,  a música, exemplificando o jazz e o blues, é também um caminho a ser seguido e sinalizado, preferencialmente pela cor verde.

Sem comentário para "Música & Turismo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS